A bituca e a sandália

Compartilhe:

Por Joel Guimarães, jornalista, Facebook – 

Recém- chegado em São Paulo para trabalhar na sucursal do Globo, fui pautado para fazer uma matéria especial sobre o contrabando na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Por ali, passava boi, boiada, café, drogas e armas. Drogas e armas eram compradas pelo crime organizado. Boi, café e soja ficavam a cargo dos latifundiários de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Antes de ir para a fronteira deveria viajar a Brasília. A ideia era entrevistar o Secretário da Receita Federal, Guilherme Quintanilha. Era preciso saber quais as medidas que estavam sendo tomadas pela RF para combater o descaminho naquela região. Apelidada pelos próprios fiscais de “queijo suíço”.




No dia da viagem, acordei cedo. Coloquei o meu melhor terno, o número único e vesti a camisa nova que havia comprado. Enfim, caprichei no “look”. Me olhei no espelho e gostei do visual. Estava bonitão!.

Lépido e faceiro fui até a esquina da rua onde morava (a Fidalga). Peguei um táxi. Pedi ao motorista que me levasse até a rua da Consolação, esquina com a avenida São Luiz. Lá chegando saltei. Tomei um café na padaria, comprei cigarros e atravessei a rua para chegar até o Conjunto Zarvos, onde ficava a redação da sucursal.

Quando atravessava a rua senti um dor e uma ardência terrível no pé direito. Olhei para baixo e só então percebi que estava apenas de meias. Havia esquecido de colocar os sapatos.

Meio sem graça cheguei a sucursal. Fui até a mesa do chefe da redação, Wilson Gomes. Bastante envergonhado disse que eu e o Soneca, o fotógrafo que havia sido escalado para a matéria, iriamos perder o avião.

– Joel, vc nem parece que é paranaense. Mineiro é que sempre exagera e chega sempre horas adiantados. Ainda faltam duas horas para o embarque. O motorista vai leva-los até Congonhas. Dá tempo de sobra- disse o Wilson

– Daria se eu estivesse calçado. Na pressa, esqueci de vestir os sapatos. Só notei isso agora quando atravessava a rua e pisei numa bituca de cigarro acesa, expliquei.

Wilson me olhou e garantiu que já havia trabalhado com repórteres que perderam o avião por várias razões. Mas por ter esquecido de botar os sapatos e ainda pisar em uma bituca acesa era a primeira vez.

Enquanto a secretária da redação ligava para a companhia aérea tentando nos colocar no próximo voo fui, ainda sem sapatos, a uma loja próxima a sucursal comprar um.

Soneca e o Miguel, o motorista que nos levou até o aeroporto, já me esperavam na entrada do prédio. Soneca olhou para os meus pés e disse :

-Agora vc pode pisar em bituca acesa à vontade.

Já no carro respondi:

-Sei não. Meu pé continua doendo. Acho que comprei um número menor ao que eu calço.

Desconfiado, Soneca me aconselhou a tirar o sapato, para dar uma olhada no pé ferido. Tirei e só então percebi que a bituca praticamente destruiu a meia na parte que cobre a sola do pé. Com isso, a ferida ficou em carne viva.

Resultado: embarquei calçando apenas um pé. Ao chegar em Brasília comprei uma sandália havaiana. Fui para entrevista calçando sapato no pé esquerdo e a havaiana no pé direito.

Recebido no gabinete do Quintanilha ele notou aquela estranha combinação e perguntou:

Ué, vocês jornalistas encontraram uma forma diferente de protestar contra o governo? Esse eu não conhecia!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias