Agressor foi identificado como sendo o médico ginecologista que em 2013 atropelou um ciclista e fugiu sem prestar socorro
Por Carol Dartora, compartilhado de seu Blog
Na foto: Ricardo Rosa é bolsonarista e médico ginecologista. Foto/Reprodução
Um bolsonarista ameaçou dar tiro na cabeça dos integrantes da equipe de panfletagem da candidata a deputada federal pelo PT, Carol Dartora. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no centro de Curitiba
“Ele passou pela nossa barraca, eu fui entregar um panfleto da Carol com o Lula, ele falou que ia dar um tiro na minha cara e cuspir na nossa cara.” Conta uma das trabalhadoras que foi vítima da ameaça.
Ao ser questionado por pessoas que testemunharam a agressão, o homem repetiu as ameaças e tentou fugir do local, se escondendo na barraca de um candidato apoiador de Bolsonaro.
O autor dos ataques foi identificado como sendo Ricardo Rosa, um médico ginecologista que em 2013 foi indiciado por atropelar um ciclista em Curitiba e fugir sem prestar socorro.
Desta vez, impedido de escapar do local, Rosa foi conduzido pela Guarda Municipal até a delegacia e um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito Policial da Polícia Civil.
Em nota divulgada nas redes sociais, a candidata Carol Dartora repudiou o ocorrido, pediu que as autoridades tomem providências e afirmou que essas manifestações de ódio têm sido estimuladas pelo bolsonarismo. Confira abaixo a íntegra da nota.
É GRAVE: BOLSONARISTA AMEAÇA DAR TIRO EM NOSSA EQUIPE DE PANFLETAGEM
No início da tarde desta quarta-feira (27), um bolsonarista ameaçou nossa equipe de panfletagem, no centro de Curitiba, dizendo que iria “dar um tiro” na cabeça dos nossos trabalhadores. É grave, é inaceitável, que essas ameaças à vida e à democracia continuem a se reproduzir pelo país.
Sabemos que esse ódio é estimulado pela intolerância ao diferente e pelo inconformismo com os valores democráticos por parte de adeptos da ideologia do bolsonarismo. Querem nos amedrontar, nos impedir de exercer nossos direitos políticos, mas não terão êxito e daremos a nossa resposta nas urnas, no próximo dia 2 de outubro.
Nossos companheiros ficaram bastante abalados emocionalmente, mas felizmente não aconteceu algo pior. Identificado como sendo o médico ginecologista, Ricardo Rosa, o autor das ameaças foi conduzido à delegacia e um boletim de ocorrência registrado. Esperamos que as autoridades atuem com o rigor que a situação exige, para que casos como esse não se repitam e não se concretizem na forma de tragédia.
Curitiba, 27 de setembro de 2022
Carol Dartora (PT)
Candidata a Deputada Federal
Ameaças de morte
Carol Dartora é vereadora em Curitiba, primeira mulher negra eleita na história da capital paranaense. Em 2020, dias depois das eleições, ela recebeu um e-mail com ameaças de morte e conteúdo racista.
“Eu vou te matar – Carol Dartora” era o título da mensagem que dizia também “Sua aberração. Macaca fedorenta, cabelo de ninho de mafagafos”. Até o momento as autoridades não identificaram o autor do e-mail.
Nestas eleições, Carol Dartora disputa uma vaga no Congresso Nacional. Se eleita, será a primeira deputada federal negra do Paraná.