Bolsonaro alfineta cursos de humanas por falta de conhecimento

Compartilhe:

Por Renato Janine Ribeiro em Jornal GGN – 

Confunde, talvez, o útil com o utilitário, que é o útil a curtíssimo prazo e que pode custar caro a longo.

O ataque do Presidente aos cursos de filosofia e sociologia revela que ele não sabe o que é o conhecimento.

Confunde, talvez, o útil com o utilitário, que é o útil a curtíssimo prazo e que pode custar caro a longo.




Deixo claro: para aumentar o PIB, as engenharias são fundamentais. Por isso mesmo, na CAPES como no MEC, eu as prestigiei sempre.

Mas a Sociologia é decisiva para se entender como funciona a sociedade. E dá para viver em sociedade ignorando como ela funciona? É como propor guiar carro sem ter a menor noção de como ele se movimenta.

A Sociologia dá particular ênfase à desigualdade social. Mas ela existe, não é? E quanto maior a desigualdade, mais pobre e atrasado o País. Olhem a dimensão da miséria e dos males que ela acarreta (doenças, vida curta, baixa produtividade) e me digam se ela, a desigualdade, é mais frequente nos países ricos ou nos que estão no final da linha econômica e social.

A Filosofia lida com o pensamento. Fazem parte dela a teoria do conhecimento, a epistemologia. Ela dialoga, portanto, com as ciências. Ora, as ciências não são decisivas para o desenvolvimento econômico? Alguém imagina melhorar as engenharias e as medicinas sem pesquisa científica? e sem a discussão filosófica do que é o conhecimento?

Mais, ainda. A Filosofia lida com inúmeras escolas de pensamento. Uma boa formação nela torna a pessoa mais apta a lidar com mudanças de paradigmas. Dá para entender? Hoje tudo está mudando muito rapidamente. Modelos de vida e também de negócios mudam depressa. Para entendê-los, a formação filosófica é muito positiva. Por isso é que tanto formado em filosofia trabalha em áreas que exigem agilidade mental.

É claro que há cursos ruins de filosofia e de sociologia. Mas também há em todas as áreas. Um curso ruim não ajuda o aluno. Pior ainda, se for de medicina e custar uma fortuna ao estudante! Mas quer o novo governo fechar os cursos ruins? Até agora, não parece.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias