Por Kennedy Alencar em seu Blog –
Candidato é antidemocrático e preconceituoso
O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, é antidemocrático. O fato é que tem dificuldade de conviver com a democracia, com seu histórico de preconceito e autoritarismo. Hoje à noite, ele resolveu contestar e lançar suspeitas sobre as urnas eletrônicas que elegeram, com votação recorde, seu filho e aliados. Digeriu mal a aposta errada na vitória em primeiro turno.
Fernando Haddad, do PT, tem o desafio de criar uma frente ampla e democrática, que vá além do programa de governo petista. Aliás, o PT passou sufoco, mas chegou à segunda fase, na qual é preciso ampliar e falar menos aos convertidos. O desafio é fazer acenos concretos para Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e outros candidatos.
Num dia cheio de surpresas nas eleições estaduais e também na escolha dos congressistas, houve uma onda conservadora (efeito Bolsonaro) em Estados do centro-sul que turbinaram votações. Candidatos pegaram carona na subida de Bolsonaro nos últimos dias. As pesquisas captaram corretamente as tendências, com erros, naturais, no varejo. E houve, mais uma vez, movimentos de última hora do eleitor.
A seguir, o áudio da participação na cobertura especial da rádio CBN. Tem muita coisa. Por isso, fica difícil fazer um post longo na madrugada. Mas se confirmou um segundo turno benéfico ao país e ao eleitorado. Os dois candidatos terão de expor seus programas e apresentar boas performances em debates e sabatinas. Recomendo dar uma lida no Twitter _há na timeline até lição prática para aproveitar melhor a vida.