Bolsonaro derrete: 60% da população considera a sua gestão péssima, diz pesquisa

Compartilhe:

Para o diretor do Instituto Atlas há um “cansaço estrutural com o bolsonarismo” e a rejeição ao presidente “veio pra ficar”

Por Marcelo Hailer, compartilhado da Revista Fórum




Rejeição ao Bolsonaro veio para ficar, diz pesquisa

Pesquisa divulgada pelo Instituto Atlas revela que pela primeira vez a aprovação do presidente Jair Bolsonaro ficou abaixo de 20%: apenas 19% dos entrevistaram classificam o seu governo como bom ou ótimo.

O instituto chama atenção para o fato de que há um ano a aprovação do presidente era 31%; em janeiro de 2019, de 39%.

Consequentemente, a reprovação ao desempenho do presidente explodiu: 60% dos entrevistados consideram a sua gestão como “ruim” ou “péssima”; 20% consideram “regular”.

Bolsonaro: desempenho pessoal despenca

Quando os entrevistados foram instados a avaliar o desempenho pessoal do presidente, os números pioram: 65% desaprovam; e 29% aprovam.

Ainda de acordo com o instituto, três fatores são fundamentais para entender esses números: 59% dos entrevistados acham que a corrupção está aumentando; 65,2% acreditam que a criminalidade aumentou e para 72% a economia do país está pior.

Para o diretor do Instituto Atlas, Andrei Roman, o eleitorado está “cansado do bolsonarismo”.

“Parece que há um cansaço estrutural do bolsonarismo. Antes, a popularidade de Bolsonaro caía quando ele criava uma crise ou surgia uma notícia ruim, mas sempre se recuperava rapidamente após a fase de maior turbulência. Agora ele parece ter perdido essa capacidade de pronta recuperação. Sugere um desgaste que veio para ficar”, analisa Roman.

Top 5 rejeitados e aprovados

O Instituto Atlas também averiguou quem são as cinco lideranças políticas com maior rejeição e aprovação.

Entre os cinco mais rejeitados, Bolsonaro lidera com 65%, seguido de Paulo Guedes (ministro da Economia) que tem 61%, Doria com 58%, Moro com 55% e Haddad 51%.

Já entre as lideranças com o maior índice de aprovação, Lula lidera com 48%, seguido de Bolsonaro, que tem 32%; Haddad, 32%; Ciro Gomes com 30%, e Moro também com 30%.

Metodologia

Segundo o Instituto Atlas, a pesquisa foi feira pela internet via anúncios publicitários, por onde a consultoria dispara milhares de convites para os internautas responderem.

Dispositivos de segurança impedem que o respondente repasse a pesquisa para outra pessoa.

A partir daí, resposta são coletadas até que haja quantidade suficiente que se enquadre no perfil da amostra desenhada. Calibragens são feitas para corrigir falta ou excesso de representação e eventual viés de não resposta por certos grupos.

Dessa maneira, esse tipo de pesquisa só pode ser comparado com levantamento que usou o mesmo método, não pode ser comparado com levantamentos via telefone, entrevistas presenciais e mensagem gravada.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de novembro.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias