Na mais inacreditável de suas falas vira-latas, ex-presidente disse que Trump se protege economicamente e que não devemos taxá-lo de volta para o povo ter produtos norte-americanos

Por Henrique Rodrigues, compartilhado de Fórum
O que você vai ler agora parece saído de uma ficção, ou fruto da indústria das fake news, mas é real e foi expresso por Jair Bolsonaro no início da tarde desta quarta-feira (2), em seu perfil oficial na rede X (antigo Twitter). Naquela que já é vista como a fala mais vira-lata e submissa até hoje do ex-presidente, ele simplesmente afirmou que Donald Trump deve sim taxar o Brasil e outros países do mundo, para “proteger os EUA”, mas que o governo brasileiro não deve reagir taxando de volta. Sim, você não leu errado.
Um ex-presidente da República brasileiro foi a seu perfil numa rede social de abrangência global e defendeu uma nação estrangeira que está prejudicando o seu país e grande parte das nações do planeta ao impor taxas de importação absurdas e sem razão, inclusive condenado a indústria desses países e seus povos a graves consequência econômicas, sob a alegação de que o ocupante da Casa Branca está “se protegendo do vírus do socialismo”.
Ok, mas por qual razão o Brasil não deveria reagir? Afinal, essa é a única forma de proteger minimamente sua indústria, seus empregos e a arrecadação, em que pese o fato de que uma guerra comercial sempre leva prejuízos graves para todos os envolvidos. Para Bolsonaro, não devemos reagir porque “os brasileiros precisam ter acesso aos produtos norte-americanos”. De novo, não, você não leu errado. Ele está mais preocupado com EUA, que precisam lucrar e vender os seus produtos no mundo todo, e pedindo que o Brasil se prejudique e saia lesado dessa briga apenas para agradar a Casa Branca e Donald Trump.
Veja a postagem de Jair Bolsonaro abaixo:
– Uma eventual guerra comercial com os EUA não é uma estratégia inteligente e que preserva os interesses do povo brasileiro. A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 2, 2025