Chefe do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), o alemão Robin Brooks destaca salto no superávit comercial brasileiro e projeta grande valorização do real
Por Ivan Longo, compartilhado da Revista Fórum
O renomado economista alemão Robin Brooks, chefe do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), prevê uma forte retomada da economia brasileira e projeta que o país se tornará “a Suíça da América Latina”.
Especialista em câmbio e ex-estrategista-chefe da Goldman Sachs, Brooks foi às redes sociais, nesta quinta-feira (25), para expor seu otimismo com relação à valorização do real. O economista publicou um gráfico que mostra a variação do superávit comercial em abril de 2000 a 2023 de Argentina, Brasil, Chile e México.
“O Brasil está a caminho de se tornar a Suíça da América Latina. Está surgindo um enorme superávit comercial, diferente de qualquer outro país da região”, escreveu Brooks.
“Isso vai dar ao Brasil estabilidade externa e uma moeda forte, diferente do resto da América Latina. O Brasil será a âncora da região…”, prosseguiu o economista.
A postagem rapidamente viralizou nas redes sociais.
Confira