Por um brasileiro, morador nos Estados Unidos, desabafando com um amigo que mora no Brasil
Os americanos não têm a menor ideia do que está acontecendo hoje. É o principio do fim da democracia americana, mas estas palavras já estão gastas e a direita daqui diz que isto é exagero da esquerda. Um exemplo do que eles não percebem: o Trump, mal assumiu, perdoou 1500 pessoas que invadiram o Capitólio, destruíram e atacaram policiais e queriam enforcar o vice-presidente e congressistas.
Imagine só: não tem coisa pior nos EUA do que atacar fisicamente e mesmo verbalmente um policial. No entanto, estes caras todos acabam de ser perdoados. É gente da pior laia possível, muitos foram denunciados pelos próprios filhos e esposas que agora temem a liberação deles porque vão querer se vingar de tudo. Imagine que loucura.
Mas o que os americanos não percebem é que, pior do que isto, esse pessoal vai se tornar a milícia ou os paramilitares do Trump, vão começar a amedrontar as pessoas que criticam ou não concordam, inclusive a imprensa. Vão quebrar, perseguir e matar, exatamente como já fazem aí no Rio de Janeiro e em grande parte do Brasil. É realmente o fim da democracia e da justiça.
E pior do que aí, estes caras todos não só estão saindo da prisão, alguns com penas de mais de 20 anos, agora perdoados, mas também estão sendo chamados de herois.
Isto quando existe videos deles quebrando capitólio e atacando policiais, como pode? As pessoas estão negando a propria realidade, só para apoiar o Trump. É o fim, meu amigo, é o fim. Será que há volta atrás nesta situação? Tenho minhas dúvidas.
Imagem da invasão ao Capitólio em 06 de janeiro de 2021