O brasileiro Kiko Fairbairn fez um registro incrível e raro neste mês: a conjunção entre Vênus e Marte. A imagem foi tão marcante que o fotógrafo de astronomia chegou a emplacar a imagem na agência espacial americana (Nasa) nesta terça-feira (29).
Por Monique de Carvalho, compartilhado de Só Notícia Boa
Kiko disse que a imagem foi feita no dia 4 de março em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Os dois planetas foram avistados da perspectiva da Terra próximos um do outro no início deste mês, no feriado do Carnaval. Na região serrana do estado, é possível ver Vênus, à esquerda, e Marte, à direita.
“Quando dois planetas passam pelo céu à noite, eles podem ser vistos geralmente próximos um do outro por uma semana ou mais. Nesta conjunção planetária, Vênus e Marte passaram a uma distância de 4 graus no início deste mês”, disse a publicação da agência americana.about:blank
O registro
Kiko fez questão de explicar que as fotos não são montagens, nem têm partes acrescentadas por edição.
Ele usa apenas um software específico para “limpar” a imagem e mostrar todos os elementos do espaço.
“A imagem em destaque foi tirada alguns dias antes [Da publicação da NASA], quando Vênus estava subindo lentamente no céu antes do amanhecer, noite após noite, enquanto Marte estava se pondo lentamente”, complementou.
“Eu sabia que essa conjunção de Vênus com Marte estava acontecendo. Eu dei muita sorte que o tempo na região serrana do Rio durante o Carnaval foi excelente. Foram noites limpíssimas, sem nuvens. Além disso, era um local livre de poluição luminosa”, contou o fotógrafo.
Ele lembra que ficou esperando dar 3h da manhã para fazer o registro. “É um horário que eu sabia que Vênus e Marte iriam sair ali do lado leste. Fiz todo um pré-planejamento, montei todos os meus equipamentos. O interessante é que o leste é justamente essa cadeia de montanhas que a gente vê na foto”, lembra.
Esta não é a primeira vez que o fotógrafo brasileiro tem imagens publicadas pela NASA. Em 2016, a agência espacial compartilhou registros do Kiko, nos quais é possível ver Marte, Saturno, e a estrela laranja e brilhante Antares. Também se vê parte da Via Láctea.
Com informações de Olhar Digital