Braskem volta às barras da Justiça, agora por acordos que vítimas consideram abusivos

Compartilhe:

Numa ação que alerta para a repercussão internacional do crime ambiental praticado em Maceió, a Defensoria Pública Estadual (DPE/AL), com apoio do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a mineradora Braskem S.A. A instituição acusa a empresa de impor acordos abusivos para indenizar as vítimas do afundamento de solo em bairros de Maceió.

Compartilhado de 082 Notícias




Vítimas da tragédia ambiental dizem que empresa forçou acordos impondo valor único | Crédito: Inês Campelo/MZ Conteúdo

Segundo a Defensoria, a Braskem fixou um valor padrão de R$ 40 mil por danos morais, desconsiderando o impacto individual em cada família e violando princípios de igualdade e dignidade.

Na ação, a Defensoria destaca que muitas vítimas, pressionadas por necessidade e falta de opções, aceitaram acordos injustos que ignoraram a gravidade dos danos psicológicos, como depressão, ansiedade e até suicídios.

13 já tiraram a vida após afundamento do solo
Milhares de casas foram destruídas por conta do afundamento do solo em 5 bairros de Maceió | Foto: Edílson Omena/TA

A DPE entende que, como vítimas estão buscando justiça em tribunais na Holanda, denunciando as práticas abusivas que a Braskem utilizou no Caso Pinheiro, se forem mantidas estas denúncias podem prejudicar a credibilidade do Judiciário brasileiro.

Por sua vez, o MUVB subscreve a Ação Civil Pública da Defensoria reforçando o pedido para que a Justiça revise os acordos, que considera nulos por ferirem direitos fundamentais, e que novas indenizações sejam calculadas de forma justa, com base nas necessidades individuais.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias