Por Aloísio Morais, dos Jornalistas Livres, Publicado em Jornal GGN –
Uma cafeteria em Belo Horizone (MG) foi parar na página oficial dos Jornalistas Livres, por abraçar a campanha “Fora Temer”, com expectativa de conquistar a clientela favorável à saída do interino Michel Temer (PMDB) da presidência da República. O dono do espaço diz que não tem partido político, mas achou que a campanha incentivou uma troca de ideias saudável com os consumidores. Segundo o texto, na próxima etapa, a campanha vai promover o “Volta querida”.
Cada vez mais a luta contra o golpe se alastra por todos os lugares possíveis e inimagináveis. É o caso do Kahlúa Café, no Centro de Belo Horizonte, que está aumentando o número de seus fregueses fazendo marketing com nada mais nada menos do que o ‘Fora Temer’. Isso mesmo. Desde 30 de junho, ao entrar na cafeteria da Rua Guajajaras, 416, o cliente recebe uma comanda com um carimbo de ‘Fora Temer’.
“Não tenho partido político, mas nos diversos momentos da vida política brasileira tomamos algumas iniciativas, como comparar certos candidatos durante o período eleitoral. Desta forma fazemos uma certa interação com a clientela e a receptividade é sempre muito boa”, afirmou Rui Oliveira, de 44 anos, que há 28 anos vem tocando a cafeteria ao lado de sua mulher, Fabiana Carvalho. Segundo ele, o ‘Fora Temer’ é apenas uma das cinco fases da campanha. A próxima será ‘Volta Querida’, conforme planejou o arquiteto Frederico Bernis, o pai da ideia.
Oliveira garante que muito raramente alguém torce o nariz ao notar a mensagem do ‘Fora Temer’ na comanda. “Recebo diariamente cerca de 350 fregueses e a receptividade tem sido muito boa. A maioria aplaude a ideia e novos clientes têm sido atraídos pela iniciativa”, disse Oliveira. É o caso do engenheiro João Gabriel de Araújo, que trabalha no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Ontem ele cumpriu a promessa feita à mulher, Inês Lemos, e ocupou uma mesa da cafeteria para saborear um café e comer alguma coisa. “Ela me falou sobre essa iniciativa e pediu que eu viesse dar uma força. Acho ótima a ideia e estou adorando a cafeteria, que não conhecia. Vou voltar”, garantiu.
O carimbo foi aprovado também pelo professor de Administração Leandro Figueiredo, de 37 anos. “Achei ousado o posicionamento, principalmente por partir de um comerciante, mas achei simpática a ideia”, disse. Já a estudante Lícia Cristiane de Souza Barbosa Litorânea, de 20 anos, que acabou de deixar o curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, se entusiasmou tanto que decidiu se lambuzar com a ideia. Ela pegou o carimbo emprestado e tascou o ‘Fora Temer’ em diversas partes de sua calça jeans. “Se a mensagem não entrar pelo ouvido vai entrar pela visão”, disse ela.
O Café Kahlúa é especializado em cafés especiais de diversas regiões de Minas e atrai pessoas de várias faixas etárias que vão ali para lanchar. Como fica próximo ao terminal de ônibus que chegam ou saem para os aeroportos, a cafeteria recebe muitos turistas também. O nome Kahlúa viria do árabe e significa grão de café. Em breve a cafeteria deverá ser um local onde também poderá ser saboreado o café agroecológico Guaií, produzido por sem-terras reunidos em torno da Cooperativa Camponesa que envolve mais 500 agricultores familiares em Campo do Meio, no Sul de Minas. Hoje, o Guaií é exportado para diversos países da Europa.
E, para finalizar, ‘Fora Temer!’.