Câmara rejeita emenda e termina votação do pacote anticrime

Compartilhe:

Compartilhado de Ponte Jornalismo – 

Deputados aprovaram projeto do ministro Sérgio Moro com alterações: aumentaram pena máxima, criaram o juiz de garantias e gravação de conversa de advogados e presos

Votação teve fim na noite dessa quarta-feira (4/12) | Foto: Luís Macedo / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4/12) o pacote anticrime. A proposição passou com 408 votos favoráveis contra nove contrários, além de duas abstenções, e segue agora para o Senado Federal.

O texto aprovado hoje é uma mistura dos textos propostos pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.




Entre os pontos aprovados estão o aumento de 30 anos para 40 anos no tempo máximo de cumprimento da pena de prisão no país; o aumento de 6 anos a 20 anos de reclusão para 12 anos a 30 anos de reclusão a pena para o homicídio simples, se envolver arma de fogo de uso restrito ou proibido.

Além do texto principal, os deputados analisaram um destaque que retirava da proposta o juiz de garantias, figura responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos fundamentais do acusado. A alteração foi negada.

Para tentar incluir alguns trechos que defendia, mas que foram retirados do texto final, o ministro Sergio Moro foi à Câmara nesta quarta conversar com o relator da proposta, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

A conversa trouxe alguns resultados, como a adição da possibilidade de gravar conversas entre advogados e presos, com autorização da Justiça, a proibição da progressão de pena para pessoas que tenham em suas condenações de maneira explícita que pertencerem a facção criminosa e a autorização para que agentes infiltrados possam produzir provas – desde que haja uma investigação em curso contra a pessoa.

Apesar disso, parte dos pontos principais do projeto do ex-juiz, no entanto, foram rejeitados, como a ampliação do excludente de ilicitude, a previsão de prisão após condenação em segunda instância e acordos de plea bargain.

Publicado originalmente no Congresso em Foco.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias