Campanha nas mãos e na cabeça de Lula

Compartilhe:

Por Carlos Eduardo Alves, jornalista, Bem Blogado

Sejamos claros: o destino do Brasil será jogado no ano que vem, mas é o pescoço de Lula que estará em exposição. E é justo que Lula zele por ele. Pelo que já tem ensaiado, o ex-presidente não fará a campanha dos sonhos da ala mais à esquerda do PT e de potenciais aliados, leia-se aí principalmente o PSOL.




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está voltando de um exitoso tour pela Europa. Lula restituiu para os brasileiros tão envergonhados nos últimos tempos o orgulho de serem reconhecidos como atores respeitados no mundo civilizado das nações democráticas.

Lula é, para desgosto de seus inimigos, um estadista e é reconhecido como tal por seus interlocutores. Estamos hoje na condição de párias, graças a Bolsonaro, mas a treva é momentânea. A rápida viagem de Lula mostrou que no Exterior sabem de nossa importância.

É mais do que possível recuperar a relevância e, é cada vez mais evidente, que Lula é nosso embaixador simpático ao mundo.

Na volta ao Brasil, Lula deve deslanchar, ao lado das conversas para a montagem dos fundamentais palanques estaduais para 2022, a definição do que serão os eixos de seu discurso na tentativa de volta ao Palácio do Planalto. Parece simples mas não é.

A busca de justiça social, por exemplo, é marca registrada de Lula e do PT. Mas como, com quais políticas, se avançará aí? A tarefa, no conjunto, é imensa. O Brasil terá que ser reconstruído. O tecido social está mais esgarçado do que nunca, os valores civilizatórios mínimos vilipendiados etc. Não é coisa simples.

Indubitavelmente, se vencer a eleição, Lula encontrará um País muito pior na comparação com 2003, quando assumiu pela primeira vez.

Há, não se pode negar o óbvio, uma já nem tão discreta disputa interna no PT sobre os rumos que se devam imprimir à campanha de Lula. É legítimo. Porém, é preciso se localizar o que está em jogo.

Antes, uma rápida corrida pelo retrospecto de Lula. O ex-presidente sempre se cercou de gente competente. Ouve muito, procura entender o que não conhece e negocia à exaustão. Mas não despreza a intuição, advinda da convivência com o povo e, fundamentalmente, tem a coragem de decidir, arbitrando eventuais divergências entre os mais próximos.

Tudo isso para dizer que é bobagem querer impor a Lula, mesmo no PT, os caminhos a seguir em 2022.

Lula tem a experiência do Poder e da injustiça da prisão. Sabe que não pode errar, primeiro na disputa dos votos e, depois, na Presidência da República.

Sejamos claros: o destino do Brasil será jogado no ano que vem, mas é o pescoço de Lula que estará em exposição. E é justo que Lula zele por ele.

Pelo que já tem ensaiado, o ex-presidente não fará a campanha dos sonhos da ala mais à esquerda do PT e de potenciais aliados, leia-se aí principalmente o PSOL.

Lula não é um revolucionário no sentido clássico, nunca foi, na verdade. É tremendamente revolucionário na prática. Sabe que dar comida e cidadania a quem nunca teve é tarefa primária no Brasil.

Já fez isso e entrou para a História como o mais progressista dos governantes que o País já teve.

Portanto, que não se façam bravatas com o pescoço alheio. Lula, aos 75 anos, se dispõe a encarar mais uma jornada muito difícil e extenuante.

Poderia estar recolhido em sua vida privada, gozando merecidamente de descanso depois de cumprir uma trajetória pessoal e política sem comparação.

Que se respeitem suas decisões e opções nos próximos meses. Ele não é infalível, mas o retrospecto autoriza a confiança. Acima de tudo, não é hora de ensinar o padre a rezar.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias