Por Celso Sabadin. Compartilhado Planeta Tela
Quando bem pensado e bem trabalhado, praticamente qualquer tema pode virar um bom documentário. Até um piso. Sim, um piso: o curta-metragem “Caquinhos” mostra – com muita criatividade – as origens e todo o processo histórico-social do famoso piso de caquinhos coloridos, marca registrada de inúmeras construções populares e de classe média no Brasil dos anos 1950 e 60, principalmente.
Um dos maiores fenômenos arquitetônicos brasileiros do século XX, o piso de caquinho se espalhou por todo o país. Por ser popular, não existe o devido reconhecimento desta moda como técnica e estilo. Para reconstruir sua história, o curta se utiliza de depoimentos interpretados pelas atrizes Teresa Cecília e Camilla Martinez, que representam as artesãs responsáveis por criar essas peças de cerâmica. O espectador é levado não só às origens dos caquinhos, mas também às histórias que eles contêm.
Contando também com farto e fascinante material de arquivo, o documentário mostra como o desenvolvimento da cidade de São Caetano foi o cenário perfeito para o crescimento da cerâmica. Com a alcunha de ‘Príncipe dos Municípios’, São Caetano tinha centenas de fábricas nas primeiras décadas do século XX, com mais de 14 mil operários trabalhando e residindo no local, estabelecendo ali suas vidas e influenciando a história da cultura brasileira.
E foi numa destas enormes fábricas, a Cerâmica São Caetano, que a ideia surgiu. As peças quebradas viraram moda. Se antes eram rejeitadas, passaram a ser cobiçadas, e os azulejos começaram a ser vendidos inteiros e depois quebrados, para montar o quebra-cabeça que marcou a infância de tantos brasileiros.
“Caquinhos” também abre espaços e sons para a contextualização do momento histórico brasileiro em que todo este processo aconteceu.
O filme estreia no Canal Curtsa nesta sexta-feira, 10 de janeiro, às 21h30. Horários alternativos: 11 de janeiro, sábado, às 1h30 e às 11h30; 12 de janeiro, domingo, às 19h30; 13 de janeiro, segunda-feira, às 15h30; 14 de janeiro, terça-feira, às 9h30.
O Canal Curta, linear, está presente na TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.