Carta de repúdio à violência sofrida pro professores do curso de Línguas e Cultura Guarani

Compartilhe:

 

Equipe do serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena (IP-USP)

No segundo semestre de 2019, professores indígenas estão oferecendo um curso de língua e cultura Guarani, atendendo uma demanda da comunidade acadêmica da USP e de pessoas da comunidade externa à Universidade, numa parceria com o serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena do IP-USP. Como de praxe, na quinta-feira, 01 de novembro de 2019, um grupo de professores indígenas, veio de Uber para a Universidade de São Paulo, com a finalidade de ministrar as aulas semanais.




Para nossa surpresa, os professores relataram que foram seguidos por um carro da Tropa de Choque, tiveram seu carro interceptado no caminho sem um motivo evidente. Os policiais separaram os professores indígenas do motorista não-indígena e abordaram os jovens de maneira violenta com armas de fogo e frases desrespeitosas como “indigentes” e “vendedores de drogas na USP”.

Mesmo liberados após a abordagem, o grupo de professores Guarani foi escoltado pela PM até chegar à USP.

Queremos destacar a seriedade e o absurdo da situação. Ela evidencia a persistência de preconceitos, descabidos em nossa sociedade, envolvendo a cor da pele, aparência física, local de origem, cultura, ancestralidade, modo de vida ou qualquer outra razão. Pessoas indígenas estão sendo alvo de desprezo e abusos autoritários.

Diante desse fato, nós, membros da Rede de Atenção à Pessoa Indígena do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, expressamos, nesta carta, o nosso repúdio à violência e preconceito racista em relação aos indígenas e a nosso grupo de professores, situação que atinge às comunidades indígenas e universitárias.

Como membros desta Rede, professores, pesquisadores, bolsistas e estudantes de diferentes cursos, nos opomos a qualquer tipo de violência, física ou simbólica, em relação a qualquer grupo de pessoas, especialmente, neste caso, tratando-se de pessoas indígenas. Entendemos que a situação aqui reportada é um exemplo de situações que indígenas no Brasil, infelizmente, precisam enfrentar e resistir diariamente.

Esperamos que a sociedade brasileira e paulistana se conscientize da seriedade da realidade que pessoas pertencentes aos povos originários de nosso país têm de suportar dia após dia. Mais uma vez, expressamos nosso repúdio e declaramos nosso apoio àqueles que são alvos de violência e abusos por parte de qualquer pessoa que esteja ocupando alguma posição de autoridade.

São Paulo, 7 de novembro de 2019.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias