Por Marcos Furtado, compartilhado de Projeto Colabora –
Com texto de Marcos Furtado, morador da comunidade Pereira da Silva, no Rio, #Colabora lança cartilha com orientações de prevenção à covid-19 adaptadas para a realidade das comunidades. Faça o download!
Muitas casas em favelas e regiões periféricas são pequenas e têm poucos cômodos com muitos moradores. Algumas não têm abastecimento de água potável regular, demais serviços de saneamento básico e grande parte das pessoas trabalha informalmente. Com idealização e texto do jornalista Marcos Furtado, morador da comunidade Pereira da Silva, no Rio de Janeiro, o Projeto #Colabora criou uma cartilha para orientar esses moradores sobre as melhores medidas de prevenção ao coronavírus.
São práticas direcionadas e adaptadas para a realidade de quem vive em favelas de todo o Brasil. O conteúdo foi desenvolvido a partir do contato com a população que reside nesses locais e das recomendações de especialistas em saúde. A cartilha é dividida em quatro categorias: cuidados ao sair e voltar para casa, cuidados dentro de casa; cooperação e estratégias.
Parte I: Apresentação
Além do guia digital, o jornalista Marcos Furtado produziu uma série de cinco vídeos com os conteúdos da cartilha. Assista:
Parte II: cuidados ao sair e voltar para casa
No segundo vídeo, as principais dicas em relação ao deslocamento durante a quarentena, os cuidados com a higienização dos alimentos, roupas e adereços, e, claro, a importância do uso da máscara.
Parte III: cuidados dentro de casa
Como manter a casa sempre higienizada e segura? Como lidar com a falta d’água na minha comunidade?
Parte IV: como colaborar com a minha comunidade?
Compartilhar água com o vizinho que não tem, estimular doações de alimentos, ajudar o pequeno comércio local e prestar assistência aos mais idosos estão entre as recomendações do quarto vídeo de “Favela contra o coronavírus”.
Parte V: auxílio emergencial, apoio e estratégias
Quem pode receber o auxílio emergencial? Como devo proceder caso meu pedido seja negado? Como negociar com meu patrão a minha permanência em casa? Onde encontrar apoio em caso de violência doméstica? Essas e outras várias perguntas são respondidas no último vídeo da série.