Moradores da Zona Norte de São Paulo na manhã do sábado 01/10 saíram em protesto contra ameaça de fechamento de creche com cerca de 500 crianças com idade entre sete meses e quatro anos recebem gratuitamente educação pré-escolar.
Os pais exigem que o convênio para a gestão da CEI (Centro de Educação Infantil) Raio de Sol II – Mestre Paulo Freire seja renovado com Associação dos Moradores da Zona Norte, pois segundo os presentes as 482 crianças recebem bom atendimento.
A ameaça de fechamento é resultante da não renovação do convênio por parte da prefeitura de São Paulo, sem nenhum aviso prévio, nem planos para garantir o atendimento dessas crianças, seja com um novo convênio seja com a ampliação de vagas em outras creches na região.
Segundo a coordenadora geral da Associação dos Moradores da Zona Norte, Sônia F. P. Silva, a Secretaria Municipal de Educação, além de não apresentar justificativa razoável para a não renovação do convênio, não agiu de modo a garantir a continuidade do atendimento as crianças.
O convênio estava contratado até a quinta 29/09, sendo que na sexta 30/09 ainda não havia por parte da Prefeitura ações efetivas. Cabendo a Associação dos Moradores da Zona Norte assumir o cuidado com as crianças em face do abandono da prefeitura.