Publicado em Jornal GGN –
Flores são símbolo de uma cultura de amor e de solidariedade. Vamos encher esses locais de flores e com elas quebrar a indiferença que ainda existe para com essas vítimas e suas famílias.
A última semana de agosto é mundialmente dedicada às vítimas de desaparecimento forçado. No Brasil, essa mesma semana também é dedicada às pessoas que resistiram ou foram perseguidas e depois anistiadas pelo governo ditatorial, em 1979.
Varias entidades, em todo o país, promoverão atos… “para que não se esqueça, para que nunca mais se repita”. Mas cada pessoa pode ajudar nessa conscientização.
Vamos atender o convite do Chico e mostrar que lembramos, que nos importamos com essas vítimas. Vamos colocar flores nos monumentos que existem em nossas cidades em homenagem a elas.
Nós, do GGN, já começamos :
Flores são símbolo de uma cultura de amor e de solidariedade. Vamos encher esses locais de flores e com elas quebrar a indiferença que ainda existe para com essas vítimas e suas famílias. Tire fotos e poste nos comentários.
Flores também são vozes do silêncio, utilizadas em muitas batalhas memoráveis pela democracia. Vamos dizer com elas que desejamos um país livre e acolhedor, e não um país que perpetua a violência.
Sugestões de locais para a colocação de flores:
– São Paulo, Parque do Ibirapuera, monumento aos mortos e desaparecidos políticos, em frente ao portão 10;
– Recife, rua da Aurora, Praça Padre Henrique; monumento Tortura Nunca Mais;
– Salvador; Praça do Campo da Pólvora, monumento contra a tortura;
– Rio de Janeiro, Praça XV, estátua de Tiradentes; ou na Praça Pio X, Igreja da Candelária.