Compartilhado de Projeto Colabora –
Festival Filmambiente chega à décima edição com versão totalmente online
Nestes tempos de queimadas, no Brasil e no mundo, de cortes de verbas para o combate às mudanças climáticas e de incentivo ao consumo de comidas processadas, o #Colabora traz cinco dicas de filmes ambientais para ver em casa até o final de setembro. Os longas metragem fazem parte da 10ª Edição do Festival Filmambiente que acontecerá entre os dias 24 e 30 de setembro. Este ano os organizadores receberam 1.300 inscrições, de 101 países, mas devido à pandemia de covid-19 e às restrições para a exibição eles optaram por comemorar o décimo aniversário apresentando filmes premiados em edições anteriores.
Serão 9 longas e 11 curtas, premiados pelo júri oficial ou pelo público. Dentre os inscritos este ano, apenas três curtas metragem foram escolhidos por conta da temática atual. Dois deles, um britânico e um iraniano, tratam dos impactos da covid-19. O terceiro, que recebeu o título de “Mãe do Ar”, do diretor americano Murat Eyuboglu, aborda as queimadas na Amazônia e foi selecionado para abrir o festival. A fotografia do filme é do premiado Sylvestre Campe, fará uma live nas páginas do festival nas redes sociais, contando suas experiências sobrevoando a Amazônia para filmar as queimadas.
Todos os 23 filmes e os painéis temáticos poderão ser acompanhados no site do festival: www.filmambiente.com ou nas redes sociais. Os cinco longas sugeridos pelo #Colabora tratam de cinco temas atuais que merecem ser acompanhados por sua importância e pelo impacto que seguem causando na vida de todos nós. Veja os resumos abaixo:
- Big Men, de Rachel Boyton 2013 | Estados Unidos | 90 min – O que acontece quando um grupo sedento por dinheiro descobre um enorme e raro pote de ouro num dos locais mais pobres da África? Produzido por Brad Pitt, o filme é um tour através do poderoso mundo dos negócios do petróleo – a busca por dinheiro, poder e influências que afeta a todos nós.
- Virunga, de Orlando von Einsiedel 2014 | Reino Unido | 90 min – Concorrente ao Oscar 2015, o filme mostra a luta de um pequeno e corajoso grupo de guardas florestais do Parque Nacional de Virunga para proteger o parque e os últimos gorilas da montanha, frente aos conflitos armados que ocorrem permanentemente na região. Pessoas que arriscam suas vidas para construir um futuro melhor em uma parte da África esquecida.
- Comprar, Trocar, Comprar, de Cosima Dannoritzer 2010 | Espanha | 75 min – O filme denuncia a secular obsolescência programada – o encurtamento deliberado da vida útil dos produtos – de modo a garantir a demanda do consumo, e como este mecanismo é o cerne da sociedade moderna de consumo, que ameaça afogar o planeta em lixo e dejetos.
- Ensacola!, de Suzan Beraza 2010 | Estados Unidos | 78 min – Um indivíduo toma a decisão de interromper o uso de sacos de plástico do supermercado. Mal sabe ele que esta simples decisão mudará sua vida completamente… O filme mostra Jeb Berrier, um americano comum, nada radical, que decide entender nosso caso de amor com o plástico.
- O Jardim da Esperança, de Laurence Guenoun 2015 | Brasil, França | 75 min – Filmado em Gramacho, depois do fechamento do lixão, o filme dá voz àqueles que perderam seu ganha pão. Com uma câmera, podem se expressar e nos mostrar um pouco da sua esperança.
A programação completa está no site do festival: www.filmambiente.com.