O cineasta Silvio Tendler estará na live de abertura, no dia 23/10, com o tema Educação e Democracia. No dia 24/10, a live Educação e Antirracismo recebe Clarissa Lima, autora do livro Cor de pele: valorizando as diferenças para as oportunidades serem iguais.
Já no dia 25/10, durante o Eixo Educação, Arte e Esporte, será exibido um curta produzido por jovens da Favela do Muquiço, durante uma oficina do Cine Educação, realizada em parceria com o Instituto Bola Pra Frente e a FARE/FootBall People 2020, organização internacional que combate o racismo no esporte.
Entre os destaques do III Cine Educação estão o cubano Por la vida, sobre as brigadas médicas do país caribenho, e os brasileiros Histórias de Yayá (Episódio 1: A Concha), que aborda a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira; e Soccer Boys, que traz a história da criação do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro.
No encerramento do festival, Dia do Servidor Público (28/10), será exibido o filme Resgates, que documenta o emocionante trabalho de reconstrução do Museu Nacional, destruído por um grande incêndio em 2018. Essa é uma forma do Cine Educação 2020 homenagear os profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que celebra seu centenário.