Claudio Motta – trajetória artística

Compartilhe:

Morador nos bairros de Campo Grande e Ilha de Paquetá, Claudio Motta começou a compor jovem. Suas composições possuem características muito pessoais e, por vezes, incomuns. No final dos anos 70 e início de 80, se apresentou em várias casas importantes na época.

Na segunda metade dos anos 80, com A Banda Ou Nada, se apresentou por todo o Rio de Janeiro em Teatros, casas de show e bares, com um repertório variado, mas , sobretudo, com suas composições.




No final dos anos 90, devido ao seu interesse pelos compositores da Era de Ouro da Rádio Nacional e de seu interesse pela história do Rio Antigo, em 2005, teve a ideia de unir esses assuntos tão próximos e criou o Bambo de Bambu, grupo inteiramente dedicado aos compositores do período pós Pereira Passos até os anos 50 do século 20.

Nesta fase, elaborou arranjos modernos e, por vezes, surpreendentes de clássicos da melhor música popular brasileira além de muitas músicas esquecidas e descobertas em pesquisas feitas por ele. Cláudio possuía um gigantesco arquivo com fotos e filmes antigos do Rio e dele fez um longa-metragem, que é rodado durante as apresentações do grupo, ainda em atividade.

Compôs para peças teatrais, foi membro da Cooperativa de Músicos Veia Musical, onde participou de um CD com duas músicas de sua autoria. Teve músicas gravadas por Nilze de Carvalho e Carol Assad e contou em seus shows com participações de grandes artistas como: Oscar Bolão, Cristina Buarque, Tibério Gaspar ( que se tornou um parceiro de composição).

Em 2018, lançou seu primeiro CD autoral pela gravadora Fina Flor com participações importantes como: Paulão Sete Cordas, Jards Macalé, Marcos Suzano, Nilze de Carvalho, entre muitos outros.

Recentemente, lançou o CD “A Roda Do Tempo” e o single “Céu Deserto”, música, arranjo e produção próprios, interpretada pela cantora Carol Assad. Agora, no final de março de 2020, lançou a música ”Merecias”, último trabalho seu. Seu trabalho pode ser ouvido em todas as plataformas digitais do mundo.

Além de “Trampolim”, disco no qual apresenta nova roupagem para várias músicas brasileiras consagradas, já me todas as plataformas, Cláudio Motta já  trabalha CD com Carol Assad, interpretando novas composições suas  em parceria com a poetisa Christiana Nóvoa. Já projeta ainda um CD em parceria com Davi Bessa.

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias