Como Biden ainda pode ganhar a eleição – assim como Trump

Compartilhe:

Compartilhado de Ópera Mundi – 

Ao contrário de Trump, Biden não precisa ganhar a Pensilvânia para vencer a eleição – e isso porque o democrata venceu um voto eleitoral do segundo distrito de Nebraska

A apuração das eleições no Estados Unidos se revelou mais apertada do que as pesquisas estavam estimando. Às 6h desta quarta (04/11), tanto Joe Biden, quanto Donald Trump, ainda têm chances reais de atingir os 270 votos eleitorais necessários e vencer a eleição.

Em qualquer das hipóteses, será apertado, mas, em tese, o democrata tem mais possibilidades do que o republicano para atingir o número mágico. Ao contrário de Trump, Biden não precisa ganhar a Pensilvânia para vencer a eleição – e isso porque o democrata venceu um voto eleitoral do segundo distrito de Nebraska, o que ajuda a trazer uma eventual vantagem para precisamente 270.




Você pode testar os seus cenários no site 270towin.com.

Vejamos algumas possibilidades:

BIDEN

Nevada (6 votos eleitorais) + Wisconsin (10) + Michigan ou Geórgia (16 cada)

Com os votos que Biden já tem, ele precisa de 32 votos eleitorais para atingir os 270. As melhores opções são o Estado de Nevada, no qual Biden aparecia com vantagem nas pesquisas, junto com Wisconsin e Michigan ou Geórgia.

Com exceção de Nevada, Biden aparece às 6h desta quarta em desvantagem em todos os outros. Na Geórgia, faltam muitos votos das regiões em torno de Atlanta a serem apurados, locais de alta votação democrata. Em Wisconsin, ainda faltavam a apuração dos votos antecipados, nos quais Biden pode ter uma vantagem; em Michigan, o condado de Wayne, onde fica Detroit, estava com 43% dos votos apurados – e o democrata vencia neste condado com uma diferença de 74 mil votos (58,1% a 40,2%).

Nevada (6) + Pensilvânia (20) + Wisconsin (10)

Neste cenário, Biden ganharia a Pensilvânia e dispensaria a necessidade de levar Michigan ou Geórgia, e acabaria somando 274 votos eleitorais. Às 6h, a diferença entre Biden e Trump na Pensilvânia é substancial a favor do republicano, mas áreas densamente populosas – e altamente democratas – ainda não estavam com a apuração completa.

O condado de Allegheny, onde fica Pittsburgh, tinha 70% apurados e Biden tinha vantagem de cerca de 45 mil votos (53,5% x 44,9%); o condado da Filadélfia, onde fica a cidade de mesmo nome, só tinha 48% apurados, e o democrata liderava com vantagem substancial de 188 mil votos. No fechamento deste texto, no entanto, a diferença no Estado entre Biden e Trump era de cerca de 678 mil votos.

Geórgia (16) + Pensilvânia (20)

Embora mais improvável, garantiria 280 votos a Biden.

Nevada (6) + Michigan (16) + Geórgia (16)

Neste cenário, que novamente dispensa a necessidade da Pensilvânia, Biden somaria 276 votos eleitorais.

TRUMP

Pensilvânia (20) + Carolina do Norte (15) + Michigan ou Geórgia (16 cada) + Wisconsin (10)

Em resumo, Trump precisaria confirmar sua vitória em todos os Estados em que está na frente no momento para conseguir atingir 278 votos eleitorais. A vantagem de Trump na Pensilvânia é substancial.

Michigan (16) + Geórgia (16) + Pensilvânia (20) + Carolina do Norte (15)

Esta combinação de Estados daria a Trump 284 votos eleitorais, uma margem relativamente confortável.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias