Publicado em Jornal GGN –
Frase do ex-primeiro-ministro português José Sócrates é reação a ataque de Sergio Moro, que chamou o político de “criminoso” após ser taxado de “ativista político”
Depois de ser chamado de “ativista político” por Sócrates, Moro reagiu, em entrevista à TV Record, afirmando expressamente que o político é um “criminoso”.
Sócrates – que frisou que jamais foi condenado pela Justiça por qualquer crime – rebateu no Facebook: “As palavras só confirmam o que já se sabia do personagem: como juiz, indigno; como político, medíocre; como pessoa, lamentável.”
O político português já havia incomodado Moro ao afirmar, em nota, que o Brasil vive uma crise institucional em que o ex-juiz da Lava Jato foi protagonista, violando as leis e a Constituição brasileira e atuando como “ativista político”.
Moro, à Record, disse o Brasil avançou nos últimos anos no combate à corrupção da classe política, e acrescentou que o ex-primeiro-ministro português é um “criminoso”, e que não iria discutir com ele “na televisão”.
“SUPER TIRA”
Na mesma entrevista, veiculada na quarta (24), Moro comentou sobre a ascensão a ministro de Jair Bolsonaro depois de, como juiz, ter condenado e levado à prisão o ex-presidente Lula e outras figuras envolvidas na Lava Jato.
Ele afirmou que teve um papel importante como juiz, de restaurar “a fé das pessoas na Justiça”. Mas agora, como ministro, o “papel” é mais “estrutural”. Moro deixou de ser um “super tira ou super juiz” para “dar condições para a polícia e à Justiça fazerem um bom trabalho.”
Veja, abaixo, a nova resposta de Sócrates a Moro.