Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho

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Quando encontramos pessoas arrogantes no trabalho, a convivência diária se torna um exercício de compreensão e inteligência emocional. Precisamos ter calma e pensar em maneiras de lidar com elas sem afetar o nosso desempenho profissional.

Por Psicóloga Consultório, compartilhado de Psicólogos Berrini




Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho

O confronto direto não é uma opção, pois gera ainda mais desconforto e cria inimizade com pessoas que podem prejudicá-lo no futuro. Segundo psicólogos, um ponto importante é reconhecer os seus limites quando se trata do convívio com pessoas arrogantes, egocêntricas, estressadas ou difíceis. Até onde você consegue suportá-las?

O post de hoje contém dicas para você aprender a lidar com pessoas arrogantes e, consequentemente, prevenir o esgotamento profissional e/ou psicológico.

Características das pessoas arrogantes

A arrogância é um sentimento “que sobe à cabeça”. Uma pessoa pode ser naturalmente arrogante por uma diversidade de fatores, ou se tornar arrogante em momentos de ascensão social.

No último caso, a pessoa geralmente percebe que se deslumbrou com os desdobramentos do seu sucesso e modifica o seu comportamento. No primeiro, contudo, ela não costuma ter total consciência de sua personalidade arrogante.

Pessoas arrogantes acreditam estar sempre certas, não se dão ao trabalho de pedir perdão quando magoam e ostentam suas qualidades e posses materiais. Embora frequentemente tomem decisões precipitadas devido ao excesso de autoconfiança, não reconhecem os seus erros e momentos de fracasso profissional.

O autoritarismo também é uma característica das pessoas arrogantes. Como julgam estar corretas em tudo o que fazem, impõem o seu jeito de ser e de pensar nos outros. Quando são contrariadas, partem para o ataque verbal ou destacam todas as suas conquistas para mostrar o quanto são valiosas.

Outras características das pessoas arrogantes são:

  • Fazer as conversas giraram ao redor delas;
  • Se gabar sobre vitórias, habilidades e experiências de vida;
  • Prepotência;
  • Não se relacionar com quem acreditam ser inferior;
  • Empatia pouco desenvolvida; 
  • Vaidade;
  • Fazer julgamentos constantes, definindo quem tem valor e quem não tem;
  • Acreditar que suas ideias, pensamentos e opiniões são sempre as melhores;
  • Orgulho;
  • Interromper conversas para falar sobre si mesmas;
  • Desconsiderar a opinião alheia;
  • Agir de modo calculado, visando o benefício próprio; e
  • Ser incapaz de mudar de conduta por não reconhecer os próprios defeitos.

Arrogância no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um local propício para demonstrações de arrogância. Afinal, é movido por conquistas, cumprimento de metas, reconhecimento, inovação, superação de desafios e promoções. Essas situações são desejosas pelas pessoas arrogantes.

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À medida que são reconhecidas por fazerem um bom trabalho, elas deixam de se importar com a opinião de outros colegas e impõem as suas vontades nos outros. Contanto que elas sejam vistas como excelentes profissionais pouco importa se os demais não gostam do seu jeito de ser

A arrogância no ambiente de trabalho também dá espaço para a competitividade. Um pouco de competição é saudável, pois motiva profissionais a produzirem, crescerem e inovarem. Já o seu excesso afeta negativamente a qualidade de vida no trabalho.

Com a competição excessiva, vem a pressão para ser o melhor, para trabalhar mais, para agradar os chefes e para se destacar. Além de lidarem com demandas profissionais diárias, as pessoas ainda precisam administrar demandas emocionais. Dessa forma, ficam esgotadas.

A pessoa arrogante é a única que não desiste da competição.

Ela precisa de elogios para se sentir bem consigo mesma, então, faz de tudo para ultrapassar os seus colegas de trabalho. Ao ter os seus esforços reconhecidos, faz questão de esfregar os reconhecimentos na cara dos outros profissionais.

Essa postura é inapropriada para o ambiente de trabalho. Para que todos os colaboradores sejam capazes de trabalhar bem e, ainda, preservarem a sua saúde mental, o ambiente profissional deve ser leve, agradável e cooperativo.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

Como as pessoas arrogantes tendem a deixar os outros irritados, é essencial aprender a lidar com elas com uma atitude sadia para não se tornar uma de suas vítimas.

Você não pode espantar a pessoa arrogante do seu ambiente de trabalho ou cortar relações com ela totalmente. Às vezes, essa pessoa é o seu supervisor, chefe ou o colega com quem você mais precisa partilhar tempo. Em outras palavras, é uma pessoa cujo convívio é necessário para que você execute o seu trabalho.

Para não ficar incomodado com o jeito de ser do outro, é necessário refletir sobre a conduta dele e ter jogo de cintura para tornar a convivência agradável. Afinal, não se pode mudar nem controlar os outros, certo? Mas, se pode mudar o seu modo de agir e de pensar para deixar de sofrer com as inadequações do comportamento alheio.

Para lidar com pessoas arrogantes no trabalho, siga as nossas dicas abaixo!

1.    Combata a arrogância com bom humor

O bom humor desarma as pessoas arrogantes. Quando elas começam a se gabar, esperam receber elogios ou, pelo menos, reações ligeiramente positivas. Uma resposta bem-humorada, contudo, não está em seus planos. A prática de buscar pitadas de humor nas atitudes atípicas das pessoas arrogantes vai ajudar a torná-la menos irritante.

2.    Não leve a arrogância para o lado pessoal

Tente não levar a conduta do colega de trabalho arrogante para o lado pessoal. Se estiver irritado com a arrogância dele, analise o seu comportamento por alguns dias. Veja como ele trata outros profissionais e logo você perceberá que o tratamento é o mesmo para todos. Ou seja, a questão problemática se encontra nele.

Quando você adquire essa consciência, compreende que a arrogância não é uma resposta ao seu jeito de ser. Embora possa parecer mais fácil se sentir insultado ou irritado a partir de um comentário ou atitude, lute contra esses sentimentos e mude o foco para o seu bem-estar.

3.    Ignore tentativas de chamar atenção

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Pessoas arrogantes gostam de chamar atenção, logo vão fazer coisas esdrúxulas para conseguir a simpatia e a admiração alheia. Não deixe que isso lhe incomode! Ignore conversas egocêntricas, comentários inapropriados e ações incomuns cujo intuito é ganhar atenção dos outros.

Se você ficar com raiva, estará fazendo exatamente o que a pessoa arrogante deseja. Ou seja, concedendo atenção, mesmo que indiretamente. Os sentimentos negativos que surgem com a irritação também vão aumentar o seu mal-estar. Caso isso aconteça, pense consigo mesmo: vale a pena ficar de mau humor por causa de outra pessoa?

4.    Seja um bom exemplo

Demonstre para a pessoa arrogante que não há nada de errado em não estar certo sobre tudo o tempo todo. Admita que você está confuso, indeciso ou incerto sobre projetos e demandas profissionais. Quem é arrogante não está acostumado com honestidade, por isso, pode ficar surpreso com o seu jeito sincero.

Além disso, uma postura autêntica é apreciada no ambiente de trabalho. Tanto colegas quanto supervisores e chefes sabem que podem contar com o profissional honesto para dar opiniões e enfrentar situações complicadas. 

Por outro lado, a necessidade de pisar em ovos e de desconfiar de quem não compartilha as suas verdadeiras intenções causa exaustão mental.

5.    Exercite a empatia

Ter empatia por alguém que você não gosta não significa relevar tudo o que ele faz. Muitas vezes, as pessoas não querem tentar compreender o comportamento, os sentimentos e as vivências dos outros por medo de “passar a mão na cabeça” deles.

Entretanto, a empatia, neste caso, serve para ajudá-lo a suportar a arrogância de pessoas próximas.

Ao se questionar por que elas agem desse jeito e chegar a uma conclusão com base nas experiências de vida delas, você compreenderá as suas motivações. Assim, as atitudes delas deixarão de causar tanta estranheza e sentimentos negativos.

6.    Saiba quais batalhas deve escolher

Às vezes não faz sentido iniciar uma “batalha” com uma pessoa arrogante. Não importante o que você faça ou diga, não irá modificar a sua opinião ou comportamento. Na verdade, pode acabar deixando a pessoa com raiva. Para se “vingar” de você, ela pode espalhar fofocas ou lhe prejudicar de alguma forma no trabalho.

Então, analise muito bem quando deve ou não engajar em um conflito com um colega de trabalho arrogante. Se ele não ofender o seu caráter diretamente ou colocar a sua reputação em risco, não vale a pena tentar argumentar. 

7.    Seja assertivo

Mostre às pessoas arrogantes como você gostaria de ser tratado. Se se sentir desrespeitado, expresse os seus sentimentos com assertividade e peça para receber um tratamento mais digno. Por exemplo, se um colega de trabalho arrogante se referir a você por um apelido maldoso, avise a ele de imediato que não gosta de ser chamado assim.

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