O presidente da Mercedes errou e culpou o Brasil

Compartilhe:

Publicado no Jornal GGN – 

Observador atento e experiente do universo industrial, o economista Antônio Correa de Lacerda sustenta que o Brasil não perdeu atratividade do ponto de vista do investimento produtivo. Sua análise foi desenvolvida em palestra no 60o Forum Brasilianas, sobre a indústria.
O fluxo de investimento direto estrangeiro continua muito forte, entre US$ 60 a US$ 65 bi a cada ano. O Brasil permanece um dos cinco maiores absorvedores de investimento.
***
“A questão é: o que esses caras estão vendo que nós não vemos?”, indaga ele.
O último relatório da UNCTAD sobre investimentos globais mostra o Brasil em quarto lugar. Não se trata do passado, mas do futuro. Na pesquisa prospectiva – sobre os países que as multinacionais irão investir nos próximos anos – o Brasil continua em 4o lugar.
Para Lacerda, parte dessa visão distorcida se deve à cobertura da imprensa, que reflete muito mais torcida que análise.
***
Outra questão é que alguns executivos debitam ao país a responsabilidade por eles que eles próprios cometeram.
Recentemente, a Folha publicou entrevista com o presidente da Mercedes do Brasil, Phillip Schiemer. Segundo o jornal, ele “não mede palavras para falar da sua desilusão com o governo Dilma”. “
“O país perdeu a previsibilidade com as mudanças nas premissas da política econômica. Voltamos uns 20 anos no tempo”, disse Schiemer à Folha. “O PSDB vota contra suas crenças e o PT também. Você acha que alguém vai se arriscar a investir?”.
***
Lacerda considerou uma “barbaridade” o crédito que se deu às palavras do executivo. “Lendo a matéria, percebe-se que ele não entende nada de Brasil. Cometeu vãrios erros estratégicos e bota a culpa no país”, diz ele. Desenvolveu modelos de veículos cujas especificações não cabiam nos financiamentos do Finame, por exemplo.
No dia seguinte, um advogado conhecido cita o executivo com pompa e circunstância no jornal Valor Econômico e diz que a bola da vez é o México.
Lacerda analisou os dados do México, e não havia termos de comparação. Em termos de investimento produtivo, o Brasil recebe três vezes mais que o México.
***
Cometemos erros sérios estratégicos de deixar defasar demais a indústria, aumentar a vulnerabilidade externa, perder espaço na indústria de transformação. Mas o Brasil permanece com o maior parque industrial da América Latina, fazendo parte de redes globais importantes, tendo por aqui as maiores empresas do mundo com executivos altamente qualificados.
**
Lacerda acha que há um pessimismo exacerbado até em relação à inflação. Há um momento de subida, agora, pela correção de preços defasados – câmbio e tarifas públicas. Mas até 2014, a inflação de 6% ao ano era desconfortável, mas estava em linha com países com economias em transição e porte semelhante: no ano passado a Índia bateu em 5,9%, a África do Sul em 5,3% e a Rússia com 11,4%.
A transição provoca mudança populacional, urbanização, mudança na estrutura de alimentos, nos preços dos serviços, na estrutura de mercados oligopolizados. O Brasil tem a jabuticaba do resto de indexação que ainda não foi extirpado. Tirando isso, diz Lacerda, todas as demais pressóes são de fatores de longo prazo, inerentes a esse estágio de inclusão.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias