Como podemos superar de vez a fome no Brasil?

Compartilhe:

Diante do aumento da insegurança alimentar, especialistas apontam caminhos para resolver de forma definitiva o problema que historicamente assombra o país




 Em 2017 e 2018, 10,3 milhões de pessoas no Brasil, incluindo crianças e adolescentes, deixaram de comer em algum momento devido à falta de alimentos. Na classificação técnica, estiveram em situação de insegurança alimentar grave. Em outras palavras, podem ter passado fome.
Os números sobre a segurança alimentar da população, revelados pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira, dia 17 de setembro, expressam não apenas a extensão do problema, mas a velocidade das perdas para o país num indicador que mede a percepção dos cidadãos sobre seu acesso a um direito humano tão básico como é a alimentação.

Desde 2013, ano dos dados anteriores aos divulgados agora, o estado de insegurança alimentar nas casas brasileiras saltou 62%. O indicador vinha caindo desde 2004, quando foi medido pela primeira vez. A pesquisa é feita a cada cinco anos. No primeiro levantamento, o índice foi de 35%. Caiu para 30% em 2009 e para 23% em 2013. Mas atingiu, em 2017 e 2018, o maior nível da série histórica: 37%.

Na prática, são famílias que tiveram afetada a quantidade ou a qualidade da sua dieta em algum momento do período analisado. Não à toa, por ocasião da divulgação mais recente da POF, muito se falou que o país retrocedeu 15 anos em cinco. O que deu errado?

“Nós regredimos ou tivemos inação em processos de garantia da segurança alimentar e nutricional que estavam em construção. Alguns deles, ainda não consolidados. É fundamental olhar para esses números e ver uma história que, mesmo com fragilidades e insuficiências, estava em marcha e foi interrompida”, diz Maria Emília Pacheco, antropóloga, assessora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) entre 2012 e 2016.

Foto: Homem posa com cartaz pedindo ajuda para comprar comida em sinal de Salvador Foto: Jhony Pinho / AGIF / AFP

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias