Como um cartaz de 20 dólares vira um Picasso original na imprensa

Compartilhe:

Publicado no Jornal GGN – 

Jornal GGN – Era março de 2004 quando a Folha de S. Paulo noticiou, seguida por diversos outros jornais e sites, que “uma mulher desenhada por Pablo Picasso passa os dias debaixo de luzes fluorescentes e em meio à papelada de uma repartição do governo federal.” Segundo o jornal, a “preciosidade” foi encontrada por acaso em uma repartição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Brasília.




Em dezembro de 2005, o “Picasso do INSS” – que na verdade trata-se de uma reprodução do quadro “A Mulher em Branco”, cujo original está em Nova Iorque – retornou à capa da Folha e do Estado de S. Paulo em função de um incêndio que destruiu parte do prédio do INSS. Mesmo tendo sido alertados por diversos leitores com o mínimo de conhecimento sobre artes plásticas, nenhum jornal admitiu erro na apuração sobre o caso.

Lembrado pelo cineasta Jorge Furtado no documentário “O Mercado de Notícias”, lançado em 2014, o Picasso do INSS só foi corrigido pelo Folha uma década depois da publicação de um erro grosseiro. Furtado, ao discutir o feito com grandes nomes do jornalismo brasileiro, destacou que, à época, a intenção do jornal parecia ser a de dizer que os novos ocupantes do recém eleito governo Lula não reconhecem e não sabem lidar com o valor da arte.

A apuração defeituosa foi motivo de risadas e de críticas por parte do rol de entrevistados – que inclui figuras como Mino Carta, Luis Nassif, Paulo Moreira Leite, Bob Fernandes, Fernando Rodrigues, José Roberto de Toledo, Janio de Freitas, Geneton Moraes Neto, Cristiana Lôbo, Renata Lo Prete, Leandro Fortes, entre outros.

“Em todo lugar, mas em Brasília, principalmente, a gente tem um vício, que é o jornalismo declaratório. Alguém falou alguma coisa. E é muito cômodo porque sempre que [uma notícia] entra em conflito com fatos objetivos – como a dimensão, a técnica, o fato de ter um [quadro do Picasso] original em um lugar conhecido -, o cara fala: ‘não, foi Fulano quem falou’. Para se tirar uma foto boa com uma história supostamente boa da capa de um jornal, é muito difícil”, justificou Toledo, do Estadão.

Sugestão de Osias Canuto Cláudio Garcia

https://youtu.be/jlr5zon3e6w

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias