Por Washington Luiz de Araújo, jornalista
A Gol, que se intitula Linhas Aéreas Inteligentes, deve estar usando sua inteligência contra os passageiros. Sim, a Gol é contra aqueles que pagam passagens para viajar em seus aviões. Há tempos já vinha percebendo isso e, agora, pude constatar na pele. Vejam só uma saga sem fim para mim.
No sábado, adquiri passagens de ida e volta SP/Rio; ida, 19 de outubro, às 9 horas da manhã, chegando 10h05 no Santos Dumont; volta, 11 de novembro, às 18h05, chegando 19h10 em Congonhas.
Feitas as opções, paguei com cartão de crédito. Mas, surpresa, quando me enviaram os dados das passagens estas vieram com horários alterados: ida para Congonhas, decolagem às 11 horas e volta ao Rio às 20h05. Ainda bem que mantiveram os dias 19 de outubro e 11 de novembro. Ou seja, a Gol quer e impôs a hora em que devo viajar com ela e danem-se meus compromissos.
Mas o pior da turbulência veio depois. Aos solavancos impostos pelos telefones informados pela Gol, levei três dias e a questão não foi solucionada.
Explico: no sábado, dia 09 de outubro, depois da compra das passagens liguei para a Gol para que a questão fosse retificada. Foram quase duas horas no telefone, sendo que lá para os 42 minutos uma moça atendeu. Ufa, pensei, meus problemas acabaram. Engano, só começaram. A moça, que se chamava Brenda, tentou me convencer, de início, de que eu é que cliquei os horários errados, os dois.
Expliquei que seria impossível errar duas vezes e que, minha companheira fez a compra comigo, verificando direitinho os horários. Em seguida, cerca de 20 minutos de conversa, Brenda pediu um momentinho para verificar o que houve. Não voltou. Fiquei pendurado uns trinta minutos e nada da Brenda. Ela até que foi gentil, mas sumiu (rimou).
No domingo, tentei ligar, mas a moça eletrônica disse que o telemarketing da Gol só funciona de segunda a sábado.
Então, liguei na segunda, dia 10, novamente mais de 40 minutos aguardando e desisti, pois tinha outras atividades e não poderia prejudicar minha rotina de trabalho, além de ser obrigado a ouvir uma musiquinha bem irritante (acho que fazem de propósito para desistirmos).
A Gol venceu. Vou no horário que ela quer que eu vá. Concluí: pior do que o telemarketing só um telemarketing que não funciona. Aliás, reclamei também no site da Gol e informaram, automaticamente, que iriam responder para o meu email. Até agora, três dias depois, nada.
Abaixo, vocês verão vídeos que gravei das ligações. Já que eu sofri durante horas, peço que sejam solidários e sofram alguns segundos.
Sábado, 09/10/21, Mais de uma hora e 33 minutos de espera, na tentativa de resolver erro de horário de voo pela Gol
Segunda-feira, 11/10/21, mais de quarenta minutos de espera em ligação à Gol sobre erro de horário em passagem aérea. Erro da Gol.