Nota da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) –
Nesta quarta-feira, a porta do Palácio da Alvorada foi palco de mais um episódio vergonhoso, em que jornalistas foram desrespeitados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Um humorista fantasiado de presidente e trajando um arremedo de faixa presidencial, chegou ao local num carro oficial com o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajmgartem, e distribuiu cachos de bananas aos jornalistas.
Em seguida, apareceu Bolsonaro e interagiu com piadas de mau gosto com o humorista, participando da palhaçada e ofendendo os jornalistas e o trabalho da imprensa.
Esse comportamento inaceitável do presidente com a imprensa vem se repetindo e se acentuou ao longo das últimas semanas. Demonstra pouco apreço à democracia e à liberdade de expressão – quando não também machismo e misoginia, ter como alvo preferenciais profissionais do sexo feminino.
Seja como for, está a exigir uma resposta firme de todos os democratas.
A ABI já procurou direções de veículos de imprensa e de entidades de representação de jornalistas para articular, conjuntamente, uma resposta polida, mas firme, às inaceitáveis agressões de Bolsonaro e de integrantes de seu círculo mais próximo.
E continuará resistindo às agressões do presidente à imprensa.
Continuará, também, exigindo do presidente um comportamento à altura de seu cargo.
Compostura, senhor presidente!
Paulo Jeronimo de Sousa – Presidente da ABI