Revoltados com os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes em Brasília, que representam ataques à própria democracia, brasileiros foram às ruas contra o golpismo
Por Raphael Sanz, compartilhado da Revista Fórum
Revoltados com os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes no último domingo (8), em Brasília, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – que representam ataques à própria democracia – brasileiras e brasileiros foram às ruas das principais cidades do país nesta segunda-feira (9) contra o golpismo e o obscurantismo, e em defesa da democracia, do Estado de Direito e do respeito aos resultados eleitorais.
As manifestações ocorreram na maioria dos casos em pontos fixos, sem que saíssem em marcha, e foram uma demonstração de força popular. Em São Paulo, cerca de 50 mil pessoas – dez vezes mais do que o número de insanos fundamentalistas que atacaram Brasília no final de semana – deram as caras na Avenida Paulista exigindo que os responsáveis sejam punidos e que não haja qualquer anistia tanto para os recentes episódios, como por toda a trajetória da extrema-direita à frente do país.
Houve um caso de um bolsonarista, auto identificado como Marcos, que foi pego em flagrante por antifascistas com uma pistola carregada. Ele foi imobilizado e confessou diante das câmeras que tinha a intenção de matar os presentes. Foi o único incidente registrado até o fechamento deste registro.
No restante ao país não há relatos de maiores incidentes. Em questão de chuva, apenas os protestos em Belo Horizonte registraram temporais.
Confira a seguir, fotos e vídeos de internautas nas principais cidades brasileiras.
São Paulo
Florianópolis
Belo Horizonte
Créditos: sindute Minas