A diversidade musical das comunidades indígenas do norte do Amazonas e do Estado de Roraima foi reunida em uma inédita e rica coletânea. São quase quatro horas de 80 faixas musicais de vários grupos indígenas.
Por Revista Prosa Verso e Arte, compartilhado da Revista Prosa e Verso
Você é um curioso por novos ritmos e gêneros musicais? Se sim, vale a pena conhecer projeto que foi realizado no norte do Amazonas e do Estado de Roraima. Lá foram reunidas músicas indígenas que deram origem a uma rica coletânea musical. O trabalho é resultado do projeto intitulado “A Música das Cachoeiras”, do grupo Cauxi Produtora Cultural.
São quase quatro horas de música e cerca de 80 faixas de grupos indígenas das etnias baniwa, wapichana, macuxi e taurepang. O nome é uma referência às correntezas e cachoeiras da bacia do Alto rio Negro, no Amazonas.
O projeto é um “registro etnográfico audiovisual”, no qual o principal foco é a música. O acervo completo do projeto para download está disponível no canal do projeto A música das cachoeiras no soundcloud.https://6f74045c5afe1c761e8608a694f1516f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
O acervo é resultado de uma expedição realizada de janeiro a junho de 2013 nas comunidades indígenas, a partir de uma ideia: resgatar a mesma expedição que etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924) realizou nas comunidades do Alto Rio Negro e na região do Monte Roraima entre 1903 e 1913. Koch-Grünberg foi um pesquisador que morou na região e registrou em suas obras a cultura material e imaterial dos povos ameríndios.
– Pudemos aprender nuances da língua e da cultura dos povos que tivemos oportunidade de conhecer. Por meio da música figurativa, cantada, também percebemos a língua indígena viva no seio de um Brasil distante – explicou Agenor Vasconcelos, coordenador do projeto, em entrevista ao Amazônia Real.
Uma equipe de seis pessoas formada por músicos, fotógrafos, produtores e antropólogos iniciou a viagem pelas áreas escolhidas. Envolvidos de tal forma com os músicos de cada região, a equipe acabou também produzindo composições com os integrantes das bandas das comunidades.
– Mas não havia intervenção direta. Sempre estávamos preocupados em possibilitar uma gravação profissional independente das condições de trabalho. Os resultados são maravilhosos e divertidos – afirmou Vasconcelos.
O acervo completo do projeto para stream e download está disponível no site do projeto.
Conheça mais do projeto:
Canal: A música das cachoeiras no soundcloud.
Site: A música das cachoeiras.
*Com informações de Moozyca.