Publicado em Carta Mior –
No debate da TV Bandeiramtes, realizado na última terça-feira (14), a presidenta Dilma Rousseff divulgou que o candidato tucano Aécio Neves não havia aplicado os 12% previstos pela Constituição para a área da saúde, quando foi governador de Minas Gerais.
Aécio chamou Dilma de mentirosa, dizendo que a informação não era verdadeira. Dilma, então convidou a população a acessar o site do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e ler o Termo de Ajustamento de Gestão que mostra que o governo de Aécio não cumpriu os investimentos mínimos previstaos pela Constituição Federal nas áreas de saúde e educação.
Curiosamente, momento depois de Dilma ter feito a recomendação os documentos em questão desapareceram do site do TCE mineiro. A notícia foi divulgada pelos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e outros veículos. O site do TCE ficou fora do ar, por vários períodos, entre as 22h30 de terça e o início da tarde desta quarta, 15. De acordo com a matéria da Folha de S. Paulo, quando “o site voltou, os pareces técnicos citados por Dilma, que correspondem ao período que vai de 2006 a 2012, não estavam mais disponíveis”.
O Termo de Ajustamento de Gestão que prova que o governo Aécio não investiu os 12% constitucionais em Saúde e os 25% constitucionais em educação pode ser acessado aqui.