A região da Pequena África é um local de referência para a história da população negra na cidade do Rio, com marcos fundamentais que atraem a atenção mundial. Também é um território que abriga uma série de grupos que, ao longo do ano, celebram a força da cultura e identidade afro-brasileira. No carnaval, não é diferente. Durante o período de festa, diversos blocos animam as ruas da região, em cortejos que combinam alegria e resistência.
Por Gabriella Lourenço, compartilhado do Diário do Rio
na foto: Estreante no carnaval de 2024, o bloco Tecnomacumba, comandado pela cantora Rita Beneditto, retorna às ruas neste carnaval - Foto: Divulgação
Nomeada Pequena África pelo compositor Heitor dos Prazeres e eternizada por historiadores, a área tem como principal referência o Cais do Valongo, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Para aproveitar o local de forma divertida e entender a importância de sua preservação, o DIÁRIO DO RIO traz a lista de blocos que vão circular na região, animando os foliões. Se você está organizando sua programação, não deixe de incluí-los. Tem muita coisa boa!
Cordão da Prata Preta

Um dos blocos mais conhecidos, o Cordão da Prata Preta, faz uma homenagem ao capoeirista Horácio José da Silva, o “Prata Preta”, líder da Revolta da Vacina, no início do século XX. Fundado em 2004, o bloco tem o objetivo de reviver o carnaval de rua da Zona Portuária.
O desfile acontece no sábado de carnaval, dia 1º de março, pelas ladeiras da região, com concentração na Praça da Harmonia, na Gamboa, a partir das 16h, e dispersão às 22h, na Praça Coronel Assunção. Os foliões do Cordão da Prata Preta se reúnem com fantasias criadas em casa e muita purpurina, mantendo o clima contagiante que marca o nome do bloco.
Serviço
- Bloco: Cordão da Prata Preta
- Data: Sábado de Carnaval, 1º de março
- Concentração: Praça da Harmonia, Gamboa, a partir das 16h
- Desfile: Pelas ladeiras da região
- Dispersão: Praça Coronel Assunção, às 22h
Batuke de Ciata

Outra importante personagem é reverenciada no bloco Batuke de Ciata que, como o nome sugere, homenageia a grande matriarca do samba e ialorixá Hilária Batista de Almeida. Criado pela Organização Cultural Remanescente de Tia Ciata, a folia promove a cultura e preserva o patrimônio histórico e artístico afro-fluminense.
Com muita alegria, brincadeiras e diversão, o bloco está previsto para desfilar no bairro da Saúde, no dia 22 de fevereiro. Com concentração às 15h e dispersão às 21h, o bloco termina na Rua Tia Ciata, nº 19.
Serviço:
- Bloco: Batuke de Ciata
- Data: 22 de fevereiro
- Concentração: Rua Tia Ciata, Saúde, a partir das 15h
- Desfile: Pelo bairro da Saúde
- Dispersão: Rua Tia Ciata, nº 19, às 21h
Fiquei firme

No dia seguinte (23/02), para aqueles que querem aproveitar o fim de semana inteiro de folia, o bloco Fiquei firme resgata a história de uma escola de samba da região, fundada em 1933 e que desfilou até 1940 entre as grandes agremiações do carnaval carioca.
Com uma celebração vibrante de resistência e alegria, o bloco é inspirado por Dodô da Portela, porta-bandeira histórica do carnaval carioca e moradora do Morro da Providência, o bloco surgiu em 2010 para honrar esse legado e exaltar a força da cultura negra.
O desfile está previsto para às 14h, na Gamboa. A concentração começa na Ladeira do Barroso e a dispersão ocorre às 20h na Rua Sacadura Cabral, nº 351.
Serviço:
- Bloco: Fiquei firme
- Data: Domingo, 23 de fevereiro
- Concentração: Ladeira do Barroso, a partir das 14h
- Desfile: Pela Gamboa
- Dispersão: Rua Sacadura Cabral, nº 351, às 20h
Tecnomacumba

Estreante no Carnaval de 2024, o Tecnomacumba, comandado pela cantora Rita Beneditto, retorna às ruas com um repertório que mistura sambas de terreiro, afoxés e outros ritmos brasileiros. O bloco surgiu a partir de comerciantes da região, que levantam a bandeira da luta por direitos e pelo reconhecimento do movimento negro.
O bloco está previsto para desfilar no bairro da Saúde no dia 15 de fevereiro com concentração às 16h e dispersão às 21h, na Av. Barão de Tefé, nº 29
Serviço:
- Bloco: Tecnomacumba
- Data: 15 de fevereiro
- Concentração: Saúde, a partir das 16h
- Desfile: Pelas ruas de Saúde
- Dispersão: Av. Barão de Tefé, nº 29, às 21h
Òrúnmilá e Filhos de Gandhi

No dia 22 de fevereiro, as ruas da Pequena África recebem os blocos Òrúnmilá e Filhos de Gandhi, que participam do Carnaval Cultural do Muhcab, na Gamboa. O desfile começa às 14h, com dispersão na Praça Mauá, às 20h.
O Carnabendita, circuito de carnaval de rua da Bendita Produções, chega ao seu terceiro ano com a novidade do projeto Griôs da Pequena África. Idealizado por Andrezão do Cacique, Aline Bastos e Natália Guimarães, o projeto integra o Carnaval Cultural do Muhcab e leva, pela primeira vez, os blocos Òrúnmilá, Afoxé Filhos de Gandhi e Cacique de Ramos ao pré-carnaval.
Fechando as festividades, no domingo, 9 de março, a Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária realiza cortejo pelas ruas históricas da Gamboa, com concentração às 16h e dispersão às 22h, na Rua Sacadura Cabral, nº 60.
Serviço
- Bloco: Òrúnmilá, Filhos de Gandhi e Griôs da Pequena África
- Data: 22 de fevereiro de 2025
- Concentração: Gamboa, a partir das 14h
- Dispersão: Praça Mauá, nº 1, às 20h
- Bloco: Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária
- Data: 9 de março
- Concentração: Gamboa, a partir das 16h
- Dispersão: Rua Sacadura Cabral, nº 60, às 22h