Tradição de beber cerveja entre amigos começou em uma quinta-feira comum de 1968, na Inglaterra, após um jogo de golfe seguido por uma passada em um pub na região
Por Manuela Linemburger, compartilhado de ND+
na foto: Há mais de 50 anos, os seis amigos se reúnem todas as quintas-feiras para beber uma cerveja e conversar sobre a vida – Foto: BBC/Bill Munden
Você já imaginou criar uma tradição com seus amigos de se reunir toda quinta-feira para beber cerveja, conversar e manter essa promessa por 56 anos? Essa é a história real, compartilhada pela BBC News Mundo, de um grupo de seis amigos, formado por Paul Haynes, Bill Munden, Ken King, Peter Thirlwall, Brian Ayres e Dick Cotton, que há mais de cinco décadas mantém esse inquebrável acordo.
Tradição de beber cerveja nas quintas começou após uma partida de golfe
Em uma quinta-feira comum de 1968, dois jovens universitários resolveram aproveitar o tempo livre para jogar uma partida de golfe e tomar uma cerveja. Com o tempo, uma tradição se criou, e hoje, mesmo que a composição e o número de participantes tenha mudado ao longo dos anos, com alguns se mudando para outros países, os octogenários aposentados ainda se reúnem em pubs, na Inglaterra, para beber e papear.
O grupo afirma ter cancelado a reunião apenas algumas vezes desde então e nem a pandemia conseguiu mudar o ritual. Durante 2020, os amigos tiveram várias quintas-feiras virtuais pelo Zoom, aproveitando para se reconectar com colegas no exterior. “É muito raro que deixemos de nos encontrar em uma quinta-feira”, afirma Peter, que, assim como seus amigos, fez dessa tradição uma prioridade.
Nas primeiras reuniões, as conversas giravam em torno de temas mais triviais, como futebol e mulheres. Hoje, as discussões mudaram, e os amigos agora brincam sobre o envelhecimento. “Antes falávamos sobre mulheres e sexo, agora sobre próstatas e aposentadorias”, comenta Peter.
O grupo em uma de suas reuniões da quinta da cerveja, anos atrás – Foto: BBC/Bill Munden
Ao longo dos anos, eles testemunharam como o mundo ao seu redor e suas vidas mudaram. Agora, além dos seis, 17 filhos, 33 netos e seis bisnetos se juntaram à família. Os amigos viram os bares de Sheffield e Rotherham, seus lugares favoritos, abrirem e fecharem. “A maioria dos pubs que deixamos de frequentar foi porque fecharam”, explica Peter. No entanto, a amizade perdurou apesar de tudo.
O segredo por trás dessa longeva tradição é simples, segundo os amigos: continuar fazendo coisas juntos. Paul resume dizendo “você não pode se reunir com seus amigos uma vez por ano para falar apenas do passado. Se você continuar fazendo coisas juntos, sempre terá algo novo sobre o que conversar”.