Tudo isso tem tudo – tudo – para dar errado, não para “dar green”.
Por Hugo Souza, compartilhado de Come Ananás
Faz tempo que a Copa do Brasil, segunda maior competição nacional de futebol, não é mais Copa do Brasil. Ganhou um nome do meio, que varia de acordo com quem, digamos, aposta mais alto. Atualmente, a Copa do Brasil atende por Copa Betano do Brasil.
O site de apostas Betano, com sede na Grécia, é propriedade do grupo KGIL, que tem sede num paraíso fiscal – Malta.
Para o próximo jogo da Copa Betano do Brasil, Flamengo e Fluminense, é possível apostar até no que vai acontecer primeiro, depois do apito inicial: lateral, tiro de meta, gol, falta ou escanteio.
A maior competição de futebol do Brasil, o Brasileirão, tem como patrocinador master o site de apostas Galera bet.
Em fevereiro, a Conmebol anunciou os sites de apostas Sportingbet e bwin como patrocinadores oficiais da Copa Libertadores. Sportingbet e bwin são marcas da holding transnacional de apostas esportivas e jogos de azar Entain, também com sede em um paraíso fiscal, a Ilha de Man.
Não a Sportingbet, mas Sportsbet.io é a patrocinadora máster do São Paulo Futebol Clube. Revelado pelo São Paulo, o ex-atacante da seleção Denílson é o garoto-propaganda da Sportsbet.io.
Uma peça com Denílson que está há meses no ar, principalmente em canais esportivos, zomba do vício em apostas:
O escândalo dos jogadores brasileiros pegos manipulando, em campo, detalhes dos jogos que são objetos de apostas, como número de cartões, foi tema nesta semana de um quebra-queixo com o jogador Everton Ribeiro, do Flamengo.
“É muito triste. A gente luta tanto para chegar nessa posição que estamos hoje. Sonhos de muitas crianças, nós somos exemplos. Não julgo quem faz, mas sei que é errado. Cada um sabe onde aperta o calo. Mas a gente sabe que tem que ser punido, tem que ser investigado. Ser rígido para que não aconteça isso, porque é um esporte que é muito inclusivo, tem muita responsabilidade e a gente precisa cuidar do nosso futebol. Triste pelo momento que está acontecendo tudo e que a gente possa sair daqui com ensinamentos e ver o caminho certo a se seguir”, disse Everton.
Na entrevista, Everton Ribeiro usava um agasalho do Flamengo. No peito do agasalho, o logotipo do site de apostas Pixbet.
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, também comentaram o escândalo das apostas em entrevistas coletivas, daquelas dadas na frente de enormes painéis com os logotipos dos patrocinadores dos clubes. Atrás de Abel, o logotipo da Betfair; atrás de Renato Portaluppi, o da Esportes da Sorte.
Tudo isso tem tudo – tudo – para dar errado, não para “dar green”.