Coronavírus: Uma pessoa morre a cada 17 segundos na Europa, alerta OMS

Compartilhe:

Compartilhado de Jornal GGN – 

Os 53 países que compõem a região europeia já registraram mais de 15,7 milhões de casos de Covid-19 – sendo 4 milhões somente neste mês – e quase 355.000 mortes.

Jornal GGN – A cada 17 segundos ocorre um óbito por coronavírus Covid-19 na Europa, isto foi dito pelo chefe regional da Organização Mundial da Saúde. E isto acontece enquanto a pandemia continua a ameaçar os sistemas de saúde nacionais em todo o continente.

O chefe local da OMS, Dr. Hans Kluge, disse que os 53 países que compõem a região europeia já registraram mais de 15,7 milhões de casos de Covid-19 – sendo 4 milhões somente neste mês – e quase 355.000 mortes.




Mais de 80% dos países relataram altas taxas de incidência em 14 dias, superiores a 100 por 100.000 pessoas, disse Kluge, com quase um terço registrando taxas muito altas, de mais de 700 por 100.000.

“Como resultado, estamos vendo sinais crescentes relacionados a sistemas de saúde sobrecarregados”, disse ele, pontuando que as enfermarias de terapia intensiva na França estivessem com 95% da capacidade há 10 dias e as da Suíça estivessem atualmente em plena capacidade.

Mas Kluge disse que medidas mais rígidas introduzidas pelos governos estão começando a se mostrar promissoras, com novos casos semanais diminuindo de mais de 2 milhões na semana retrasada para cerca de 1,8 milhão na semana passada. “É um pequeno sinal, mas ainda assim é um sinal”, disse ele.

Notícias recentes sobre a eficácia das vacinas Covid-19 também representaram “uma grande esperança na guerra contra esse vírus”, disse Kluge, assim como os desenvolvimentos recentes em testes de diagnóstico rápido.

Ele disse que a OMS ainda acredita que bloqueios rígidos devem ser uma “medida de último recurso” por causa de seus “danos colaterais significativos”, incluindo problemas de saúde mental, abuso de substâncias e violência doméstica.

Leia também:  Novo surto de Covid-19 é registrado em plataforma da Bacia de Campos

Os bloqueios generalizados também tiveram um impacto negativo quando foram suspensos muito rápido, disse ele, frequentemente exigindo a volta de novas medidas restritivas. Eles seriam melhor substituídos por sistemas de camadas com base nos níveis locais de transmissão da comunidade.

Era particularmente vital manter as escolas abertas, disse Kluge: “As crianças não são consideradas os principais fatores de transmissão e, como tal, o fechamento de escolas não é considerado uma medida eficaz para o controle da Covid-19.”

Ele pediu aos países que estão considerando o fechamento de escolas que pensem nos efeitos adversos em termos de resultados educacionais e bem-estar mental e social, e pelo menos garantam que crianças em situações vulneráveis ​​e com necessidades especiais recebam total apoio.

Olhando para o final do ano, Kluge disse que o Natal deste ano certamente seria diferente, “mas isso não significa que não possa ser feliz”. Ele observou o sucesso do recente Ramadã e Diwali on-line e distante e disse que soluções semelhantes podem e devem ser encontradas para o Natal.

Com informações do The Guardian.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias