Por Mirane Albuquerque –
Vídeo mostra Cid Gomes dando 5 minutos para mulheres e crianças saírem, antes de avançar com a retroescavadeira sobre a multidão.
Se eram grevistas em atividade legítima ou se era um grupo de amotinados, tanto faz, não é assim que se resolve.
Não se justificam os tiros, assim como não se justifica a atitude do senador.
O fato dele ter escapado e de nenhum manifestante ter se ferido gravemente é um milagre. E milagres não se repetem todos os dias.
Nesse vídeo vemos Cid Gomes dando 5 minutos para que as mulheres e os filhos dos PMs saiam antes que ele passe com o trator.
Mas não, ele não ia fazer mal algum, pra ninguém, acredite nisso… pic.twitter.com/v8otHdyXSZ— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) February 19, 2020
Não me interessa se o senador e a familia dele são aliados do governo petista no CE. Não vou justificar um ato irresponsável que colocou em risco as vidas de mulheres e crianças. Ele não jogou uma retroescavadeira sobre um grupo que estava tentando invadir a casa de uma família, por exemplo, o que configuraria legítima defesa de terceiros. Ele jogou uma retroescavadeira sobre um grupo que estava amotinado dentro de um quartel, utilizando mulheres e crianças como escudo. Errado estava o grupo de amotinados, por vários motivos, com o agravante de utilizar mulheres e crianças como escudo. Errado estava o senador que, ciente dos fatos, tentou atropelar o grupo com uma retroescavadeira.
O grupo de amotinados é formado por policiais e a reação ao avanço da retroescavadeira incluiu tiros. Oh, que surpresa, policiais reagindo com tiros. Uma tragédia totalmente previsível. Quem avançou com a retroescavadeira, de forma calculada, conforme mostram todos os vídeos à disposição a internet, tinha a obrigação de calcular os riscos da retaliação e as consequências tanto sobre quem estava avançando, quanto para quem estava no grupo dos amotinados, especialmente mulheres e crianças.
Vários outros vídeos mostram grupos de amotinados encapuzados, ordenando toque de recolher na cidade, aterrorizando a população. É lógico que se trata de atos criminosos, incompatíveis com uma greve legítima, que devem ser denunciados investigados e punidos. Mas tais atos evidentemente criminosos NÃO justificam a ação descabida, truculenta, perigosa, desprovida de qq autoridade legal, perpetrada pelo senador e seus apoiadores