Por Oscar de Barros no Portal 180 Graus –
De passagem por Teresina em atividade de um site local, o economista Raul Velloso, afirmou que a saída para a crise na qual o Brasil se encontra, está na Previdência Social, dando a entender a necessidade de reforma do setor.
Quando o leitor souber da opinião de alguém, procure ver também qual o viés ideológico daquela pessoa (o blogueiro incluso).
O conhecimento acadêmico de Raul Velloso é inquestionável. Mas tão profundo saber, infelizmente, está a serviço do grande capital. É a ele que Raul Velloso serve. Se serve ao grande capital, não responde aos interesses da grande maioria dos brasileiros.
É curioso que Raul Velloso vem a Teresina deitar saber sobre a economia brasileira culpabilizando a Previdência, justamente no momento que o Senado brasileiro conclui uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Previdência Social e – fica vermelha cara – afirma que a Previdência é superavitária. Afirma algo, aliás, que o movimento em defesa desta política pública já vinha falando.
A reforma da Previdência Social interessa, entre outros, ao Bradesco, ao Itaú, à Rede Globo e, estes, colocam em campo pessoas renomadas para fazer a propaganda necessária.
Se há uma reforma necessária na Previdência Social é no sentido dela pagar melhor seus benefícios e criar novos direitos para os trabalhadores.