DataFolha, um Coiso bem e uma coisa boa

Compartilhe:

Por Carlos Eduardo Alves, no Facebook –

Conforme o boteco já escreveu algumas vezes, o importante na atual fase da campanha é a curva dos candidatos na pesquisa, quem sobe, quem desce e quem fica no mesmo lugar. Gráfico para cima é sinal de tendência. Assim, não há como negar que Bolsonaro e Haddad foram os candidatos que saíram com a melhor foto do momento. A seguir, o estilo Jack para analisar a pesquisa do DataFolha divulgada ontem:

Bolsonaro – O homem das trevas cresce lenta mas seguramente. Desde a facada, ganhou 4 pontos percentuais. Não é pouco, Além disso, diminui a diferença para os concorrentes em todos os cenários estudados de segundo turno. A facada acabou ajudando o fascista principalmente pela interrupção da tendência de aumento exponencial de rejeição. Alckmin foi obrigado a parar de veicular inserções duras e eficazes e o milico teve paz. Outro dado lateral da agressão foi dar o pretexto, justo por óbvio, para que Bolsonaro se ausente de debates. No confronto direto com adversários, sua fragilidade que chega a emocionar ficaria evidente a quem não tem certeza do voto ainda ou está bem indeciso. Infelizmente para o Brasil, só uma surpresa oceânica tira as quatro patas de Bolsonaro do segundo turno.




Haddad- deu uma arrancada sensacional desde a oficialização da candidatura e só reforça o que o boteco vem apontando como mais provável desde sempre, ou seja, que será o representante progressista no segundo turno. Para se ter ideia do avanço, em 3 dias tomou a liderança no Nordeste, avançou de 14% a 20% entre os que ganham até dois salários (a maior fatia do eleitorado) e passou de 30% para 39% entre os petistas, recuperando votos que estavam com Marina e Ciro. A tendência é crescer mais ali. Como o boteco avisara, junto com a intenção de voto subiria também a rejeição de Haddad, em movimento clássico de pesquisa. A partir de agora, o concorrente do PT passará a ser o alvo principal dos adversários, que tentarão deter seu crescimento. Espera-se também uma desesperada corrida de mídia e Judiciário para tentar implicá-lo em denúncias. O jogo de sempre. O boteco mantém a previsão que até o dia 25 o ex-prefeito estará em posição cômoda.

Ciro – A pesquisa não foi desastrosa para Ciro, que ainda não está totalmente fora do jogo. Ciro poe ser eventualmente beneficiado direto da hemorragia mortal dos votos de Marina e até do esvaziamento de Alckmin, se ocorrer. Não tem muito para onde correr fora disso e de atacar o PT. A estratégia de apelar ao fato, a só ser confirmado lá adiante, de ser o mais viável para derrotar Bolsonaro só engana bem-intencionados de classe média que militam redes sociais. Quem decide eleição, o povão, não dá a mínima para a pregação. Ciro tende a jogar a campanha mais para a direita para surfar no antipetismo. Outro drama é um cenário improvável em que chegue empatado com Haddad no dia da votação. Nessa hipótese, será jantado pela incomparável capilaridade do PT. Mas Ciro não morreu ainda,

Alckmin: parece colher o resultado das molecagens institucionais e pessoais de Aécio. O PSDB estimulou, via seus carlõessampaio e outras figuras igualmente menores, a neutralização do fascismo na campanha contra Dilma. Pronto, seu eleitorado de extrema-direita temporariamente alojado no partido foi para o antipetismo original, o de Bolsonaro, e deixou de pagar aluguel. A única saída que pode eventualmente ter, com todos os riscos inerentes a atacar um convalescente hospitalizado, é voltar a bater de frente com o milico. situação desesperadora.

Marina – Acabou. O “novo” cansou”. A falta de estrutura partidária, o discurso confuso e inconclusivo, a guinada à direita com o apoio a Aécio e ao golpe levaram Marina ao desastre eleitoral. Vai ser lembrada apenas, no futuro, pela sua extraordinária e emocionante história de vida. Quem acompanha o estabelecimento aqui sabe que as chances de Marina nunca foram levadas a sério, mesmo quando ela estava em segundo lugar.

Por fim, para quem quiser comentar, uma ponderação. O que está no post é uma análise em cima de números. Existe um sarrafo ainda para ser superado no primeiro turno. Vai daí que o gerente é só meio burro. A metade que não é sabe que existem predadores de posts que obedecem ordem única de campanha digital de candidatos para invadir textos e desviar do foco principal, os números da pesquisa do primeiro turno, para propor a quimera do segundo. Existem milhares de TLs, inclusive as próprias, para fazer o combate. Aqui não serão tolerados. O gerente da casa não faz isso em outros botecos. Hora de ver quem tem voto!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias