Por Miguel Nirez Azevedo e Luciano Hortencio, publicado em Jornal GGN –
O flautista e compositor Cupertino Marques de Menezes, inspirado em e por uma bela tarde de abril, compôs a schottisch que intitulou como TARDES AMENAS, quando estava em uma chácara em Jacareí, São Paulo, no ano de 1900.
Em 1908, entusiasmado pela flauta de Cupertino, o poeta sergipano Hermes Fontes fez os primeiros versos para serem cantados na música, que passou a chamar-se MANHÃS DE ABRIL. Tendo em vista que os versos começavam com a palavra CONSTELAÇÕES, assim a música ficou conhecida.
O compositor ludovicense Catulo da Paixão Cearense, no ano de 1913, fez novos versos para a melodia, dando-lhe o título de FASCINAÇÃO POR TEUS OLHOS, registrando-a em seu livro “Lyra dos Salões”, Livraria Quaresma, página 222.
No ano de 1914 Alvarenga Fonseca e Armando Oliveira lançaram no Teatro São José a Revista Teatral CHUÁ, aí aparecendo a melodia de Cupertino Marques de Menezes como paródia, representada pelo ator Bernardino Machado e intitulada Ó LUA CHEIA ou DELÍRIO ALCOLICO.
A engraçadíssima paródia traz no selo do disco E. Briu como compositor e é interpretada pelo cantor Bahiano.
Hoje trazemos, na melodia de Cupertino, os versos de Hermes Fontes, interpretados por Roberto Roldan e os de E. Briu, na voz de Manuel Pedro dos Santos, o popular Bahiano.