Por Lídia Pena do SOS Brasil Soberano –
Eleito pelo público como “Melhor Documentário” no Festival do Rio 2017, o filme acaba de ganhar Menção Honrosa na Mostra Competitiva do Festival de Cinema Político da Argentina (FICIP), em Buenos Aires. A pré estreia acontece no Rio de Janeiro dia 30 de maio, quarta-feira, no Estação NET Botafogo, às 21h30, Sala 5. E a estreia nacional dia 31 de maio, quinta- feira.
Sinopse curta:
“Dedo na Ferida“, de Silvio Tendler, trata do fim do estado de bem-estar social em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza a justiça social. Neste cenário de tensões sociais, há os que lutam para transformar o mundo levantando temas como os direitos sociais, o desemprego, o mercado e o extremismo.
Em 2014, o cineasta produziu, em parceria com o Sindicato de Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o documentário Privatizações: A Distopia do Capital e, em 2017, ainda em parceria com o Senge-RJ e a Fisenge, o Dedo da Ferida.