Por Tânia Coelho e Lidia Pena da Divulgação –
Dedo na Ferida (90 min.) será apresentado em sessão fechada para convidados, na próxima quarta-feira, 20 de setembro, às 10h30, no Espaço Itáu de Cinema, na Praia de Botafogo.
O filme discute o capitalismo em seu grande drama atual: a perda das conquistas sociais e a apropriação da economia coletiva pelo sistema financeiro internacional. Fazem parte do filme as vítimas do capital e os que refletiram sobre ele. Realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o documentário busca compreender a cadeia de relações políticas que põe o Estado de joelhos, cativo do interesse privado.
Nomes como Costa Gavras, David Harvey, Maria Jose Fariñas Dulce, Yanis Varoufakis, Celso Amorim, João Pedro Stedile, Ana Julia, Paulo Nogueira Batista Junior, Laurence Cohen, Raquel Rolnik, Laura Carvalho, Guilherme Melo, Ladislau Dowbor, Azadeh Shahshahani, Oscar Oliveira, Liane Lins, Ana Lúcia Pardo, Doralice Gonzaga, Boaventura Santos e Danny Glover explicam porque Brasil, e também Grécia e Espanha – populações inteiras – têm de viver fome, desemprego, violência.
Dedo na Ferida, selecionado no início de setembro pelo júri do Festival do Rio (5 a 15 de outubro de 2017), para participar da mostra competitiva na categoria Documentário, é o segundo trabalho do Senge-RJ e da Fisenge com o diretor Silvio Tendler. Em 2014, abordando o desmonte do Estado brasileiro, a parceria produziu, com absoluto sucesso e um amplo circuito de debates em âmbito nacional, Privatizações: A Distopia do Capital, selecionado para exibição em festivais da França e da Alemanha.
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia