Deputado bolsonarista entra armado com fuzil na Câmara e vira alvo de representação

Compartilhe:

Rogério Correia (PT-MG) solicita busca e apreensão de armas e apuração de infrações administrativas e penais contra Delegado Caveira (PL-PA)

Por Ivan Longo, compartilhado de Fórum




O deputado federal bolsonarista Delegado Caveira (PL-PA) se tornou alvo de uma representação protocolada na Câmara após ter ingressado armado com um fuzil calibre 5.56 mm e uma pistola calibre .40 nas dependências da Casa. A representação foi apresentada na sexta-feira (3) pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que solicita medidas urgentes, incluindo busca e apreensão das armas em poder do parlamentar.

Segundo a denúncia, o armamento foi exibido de forma ostensiva dentro do gabinete de Delegado Caveira, sem qualquer autorização prévia da Polícia Legislativa, conforme prevê o Ato da Mesa nº 103/2019. A presença de armas de uso restrito nas dependências do Congresso Nacional sem o devido acautelamento viola o Regimento Interno da Câmara, além de representar risco à segurança institucional, argumenta Correia.

“Quem entra armado num lugar de palavras revela que seus maiores inimigos são o raciocínio, o diálogo e a paz”, escreveu o petista na representação, que acusa o colega de promover um “atentado à ordem e à integridade física de parlamentares, servidores e visitantes”.

O próprio Delegado Caveira admitiu ter levado as armas, afirmando que é “policial civil licenciado” e se sente “alvo de ameaças”. No entanto, a legislação interna da Câmara proíbe o porte de armas, salvo em casos excepcionais e mediante autorização expressa – o que não ocorreu, segundo o documento.

Correia pede que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), determine à Polícia Legislativa a apreensão imediata das armas, bem como que a Corregedoria Parlamentar abra investigação para eventual envio do caso ao Conselho de Ética e ao Ministério Público.

“O porte de armas de fogo de uso restrito nas dependências da Câmara, além de violar as normas de segurança da Casa, configura afronta à Mesa e todos os Deputados, sendo incompatível com o regular funcionamento da Casa Legislativa sob a égide do Estado Democrático de Direito”, pontua o petista. 

O que aconteceu 

O vídeo em que o deputado Delegado Correia aparece armado em seu gabinete na Câmara foi compartilhado nas redes sociais pelo vereador Zezinho Lima (PL-PA), de Belém.

“Somos armamentistas. Defendemos o porte de arma para o cidadão de bem. Ele, no Congresso Nacional, e eu, na Câmara Municipal de Belém”, diz a publicação. 

Após o caso viralizar, Delegado Correia ainda debochou nas redes sociais, voltando a publicar a imagem em que empunha um fuzil  na Câmara: “Doa a quem doer”, escreveu. 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias