Dica de Anamaria Leme, que afirma:
Nós, brancos, temos uma responsabilidade grande em ajudar a divulgar questões negras. Por quê? (Alguns perguntarão). Porque nascermos brancos já nos deixou em uma posição social privilegiada, que foi obtida pelos nossos antepassados distantes, em geral, por meio da exploração de povos negros.
E a questão terá mais visibilidade entre os brancos – que são os que mantém privilégios sobre os negros, ou compactuam com a exploração e o preconceito-, se participarmos. Não fui eu nem você quem chibatou escravos, mas nossos ancestrais. Porém, ainda hoje repetimos comportamentos de pessoas privilegiadas, muitos nem percebem. É algo a se trabalhar profundamente.
Por isso, é importante participar das questões negras mesmo sendo branco. (Assim como das questões de outras classes menos privilegiadas que os brancos). É uma dívida moral. Uma dívida humana. E quem sabe, ninguém tem certeza de como isso funciona, talvez também possamos ajudar a limpar um pouco do carma dos nossos parentes distantes, ou, no mínimo, do nosso.
Vamos colaborar para este curta acontecer? Assista ao teaser do Curta.
Eu apoiei! Apoie, divulgue!