Diário da Covid-19: mais de mil municípios brasileiros já foram atingidos

Compartilhe:

Por José Eustáquio Diniz Alves, compartilhado de Projeto Colabora – 

Os estados de São Paulo, Rio, Ceará, Pernambuco e Amazonas lideram no número de mortos

Funcionários da prefeitura de Manaus chegam para recolher o corpo de uma pessoa suspeita de ter morrido de covid-19. Foto Michael Dantas/AFP

A pandemia do novo coronavírus se espalha por todo o Brasil, já está presente em todas as regiões, em todos os estados e já chegou a mais de mil cidades. Embora São Paulo e Rio de Janeiro apresentem o maior número de casos e de mortes, não são os que apresentam as maiores taxa de crescimento diário e nem são os que apresentam os maiores coeficientes de incidência e de mortalidade. Minas Gerais, o segundo maior estado em número de habitantes, está entre as Unidades da Federação com as menores taxas de crescimento diário e com os menores coeficientes de incidência e de mortalidade. Alguns estados da região Norte estão em situação crítica. O quadro apresentado aqui, com dados oficiais do Ministério da Saúde, provavelmente, não dá conta de toda a gravidade da situação, pois há muitas subnotificações que sugerem que se pode multiplicar o tamanho do desafio. Por exemplo, o Brasil realizou 13 vezes menos testes do que a Rússia. Portanto, vamos analisar os casos e as mortes notificadas pela covid-19, mas sem desconhecer que os números reais podem ser muito maiores.




O panorama nacional

O Ministério da Saúde informou, na tarde de segunda-feira (04/05), que o país atingiu 105.222 casos e 7.288 mortes pela covid-19, com uma taxa de letalidade de 6,9%. Estes números vieram de todos os cantos do Brasil.

Os gráficos abaixo, retirados do Boletim Epidemiológico n. 14, do Ministério da Saúde, mostra como a pandemia está espalhada por todo o território nacional. Evidentemente, a quantidade de municípios com algum caso de covid-19 (gráfico da esquerda) é muito maior do que a quantidade de municípios com registros de mortes pela covid-19 (gráfico da direita). Mas a tendência geral é de universalização das áreas atingidas pela pandemia.

O panorama regional brasileiro

O gráfico abaixo mostra o número de casos da covid-19 por UF. Evidentemente, São Paulo é a UF com maior número de casos, pois possui cerca de 20% da população brasileira. Mas a segunda UF mais populosa, Minas Gerais, não está nem entre as 10 Unidades com maior número de casos. O Rio de Janeiro está em segundo lugar e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins são as UFs com os menores números de casos.

O gráfico abaixo apresenta os meus dados anteriores, mas ponderados pela população. Neste caso, três estados da região Norte se destacam: Amapá com 1.720 casos por milhão, Amazonas com 1.588 casos por milhão e Roraima com 1.172 casos por milhão. A média brasileira estava em 478 casos por milhão no dia 04 de maio. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são os únicos estados com números abaixo de 100 casos por milhão.

Da mesma forma que a distribuição dos casos, o gráfico abaixo mostra o número de mortes pela covid-19 é maior em São Paulo (2.627 mortes até 04/05), mas o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar (1.019 mortes) e Minas Gerais apensa em 11º lugar (com 89 mortes). Ceará com 663 mortes está em terceiro lugar e Pernambuco, com 652 mortes está em quarto lugar. Mato Grosso do Sul (com 10 mortes) e Tocantins (com 4 mortes) são os estados com menor número de óbitos.

O gráfico abaixo apresenta os mesmos dados anteriores de óbitos, mas ponderados pela população. Os estados em destaque negativo são: Amazonas com 130 mortes por milhão, Ceará com 72 mortes por milhão e Pernambuco com 69 mortes por milhão. A média brasileira estava em 33 mortes por milhão no dia 04 de maio. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins são os únicos estados com números abaixo de 5 mortes por milhão.

A pandemia do coronavírus no Brasil começou na cidade de São Paulo, se espalhou para as demais capitais, avançou pelo interior dos estados e agora cresce com rapidez em um número cada vez maior de municípios. Enquanto São Paulo reduz o ritmo do surto pandêmico, estados como Tocantins e Sergipe aceleram o ritmo. Isto quer dizer que o Brasil ainda terá ondas de crescimento da pandemia se espalhando por diversas partes do território.

Frase do dia 05 de maio de 2020

Não me proponho escrever uma ode ao desânimo, mas gargantear com o vigor de um galo matutino empertigado no poleiro, nem que seja apenas para acordar os vizinhos”

Henry Thoreau (12/07/1817 – 06/05/1862)

Autor de “Desobediência Civil” e “Walden ou A Vida nos Bosques”

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias