A cultura popular de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) a Juazeiro (CE)
Nas paredes, a memória da poesia popular de São José do Egito.
Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery Extraordinário. Em 2015, eu e a companheiríssima Carmola, estivemos no sertão de Pernambuco, fazendo o roteiro Petrolina (PE)/Juazeiro(BA) a Exu (PE) e Juazeiro (CE). Gostamos tanto que voltamos neste início de 2023.
Com alguma alteração, passamos por várias cidades do sertão pernambucano e pelo Vale do Cariri, no Ceará, sempre no volante seguro e animado de nossa guia mestra, Josedalva Queiroz e da sempre prestativa e afetiva “Waze” Terezinha, visitando parentes e amigos.
Amigos artistas da cultura popular que o Bem Blogado fez durante a pandemia, quando realizamos o Sarau Delivery e familiares. Os artistas nos foram apresentados virtualmente durante a pandemia pela prima Josedalva, que nos levou agora para conhece-los pessoalmente.
Uma grande emoção em poder abraçar aqueles que estavam em suas casas, confinados em razão da Covid-19, mas cantando e tocando, pois passarinho na gaiola também canta, mas gorjeia bem melhor em liberdade, de galho em galho.
Nesta terceira edição do Diário do Sertão, continuamos em São José do Egito, quando vamos ver que a arte da poesia popular do cordel, está impregnada nas paredes da cidade. Beco de Laura e na casa onde viveu Louro do Pajeú, a arte do cordel impressa nas paredes.