Sarau Delivery extraordinário.
Na estrada vendo a cultura popular de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) a Juazeiro (CE)
Triunfo, cidade fria do Sertão que se esquenta com uma ótima cachaça, e Flores de Pajeú, terra do maestro Moacir Santos
Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Em 2015, eu e a companheiríssima Carmola, estivemos no sertão de Pernambuco, fazendo o roteiro Petrolina (PE)/Juazeiro(BA) a Exu (PE) e Juazeiro (CE). Gostamos tanto que voltamos neste início de 2023.
Com alguma alteração, passamos por várias cidades do sertão pernambucano e pelo Vale do Cariri, no Ceará, sempre no volante seguro e animado de nossa guia mestra, Josedalva Queiroz e da sempre prestativa e afetiva “Waze” Terezinha, visitando parentes e amigos.
Amigos artistas da cultura popular que o Bem Blogado fez durante a pandemia, quando realizamos o Sarau Delivery e familiares. Os artistas nos foram apresentados virtualmente durante a pandemia pela prima Josedalva, que nos levou agora para conhece-los pessoalmente.
Uma grande emoção em poder abraçar aqueles que estavam em suas casas, confinados em razão da Covid-19, mas cantando e tocando, pois passarinho na gaiola também canta, mas gorjeia bem melhor em liberdade, de galho em galho.
Nesta quarta edição do Diário do Sertão, fomos até as cidades de Triunfo e Flores do Pajeú, onde viveu sua infância o grande maestro Moacir Santos que, como disse Vinicius de Moraes:
“A bênção, maestro Moacir Santos
Não és um só, és tantos como
O meu Brasil de todos os santos
Inclusive meu São Sebastião”
Mas, cá para nós, tem coisas que não podemos deixar de falar: o maestro que dava o nome de suas obras de “Coisas” não é lembrado como deveria ser na sua terra, Flores de Pajeú. Nada vimos sobre o grande artista Moacir Santos durante a uma hora que andamos pela cidade que é quente que só. Que coisa, hein?
Já a fria Triunfo, pelo menos esquenta o corpo com sua deliciosa cachaça, adoça a vida com rapadura e a alma com seu belo cine teatro.