Carlos Henrique Machado Freitas –
A decisão de Dilma de ir ao senado se defender, mudou substancialmente o humor dos golpistas do senado e da mídia.
Dilma tem o grande trunfo e eles sabem disso. Os golpistas sabem que ela ostenta uma autoridade moral que nenhum deles ostenta.
Se entrarem de sola, podem tomar uma sapecada, assim como Dilma deu no corrupto Agripino Maia, na CPI, quando o idiota, foi bancar o esperto e tentou fazer uma pegadinha com Dilma e saiu desmoralizado virando um episódio histórico.
Correr esse risco ninguém quer, mas não podem deixar Dilma falar porque ela dará um passeio e, mesmo não mudando voto algum, através da coerência de sua fala, pode fazer um estrago irreversível na imagem de maioria dos golpistas no senado. O fato é que Dilma pegou os golpistas no contra-pé.
Ninguém esperava que ela teria disposição de ir no ninho das cobras na hora da festa, jogar água no chopp dos pilantras. Dilma é metódica, e tem a seu favor a realidade dos fatos.
Eles dependem de uma narrativa coerente da mídia para rebater a postura de Dilma. E essa coerência não virá como, depois da notícia de sua visita ao senado a mídia diariamente fala sobre isso sem saber como desqualificar essa postura. O que teremos é uma mudança de estratégia de ambas as partes, com um discurso afirmativo e seguro de Dilma e um bando de tontos que terão que improvisar, porem com uma possível varada n’água e sair mais queimado do que entrou.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR