A Rede Globo já não esconde mais a sua preferência pelo miliciano que ocupa a cadeira presidencial. O maior grupo de Comunicação do país recebeu uma injeção de publicidade do governo genocida e não teve dificuldade alguma em começar a fazer o serviço sujo para os fascistas. Antes apostava todas as suas fichas na chamada terceira via, que não vingou.
Por Simão Zygband, compartilhado de Construir Resistência
Bolsonaro havia ameaçado não renovar o contrato de concessão da Globo, mas as ameaças não foram suficientes para calar os ataques do grupo contra o elemento que diz presidir o país. Então ele se valeu da velha fórmula não ortodoxa e injetou o nosso suado dinheiro na emissora carioca: aumentou em 75% as verbas de publicidade em 2022. O valor investido pulou de R$ 6,5 milhões para R$ 11,4 milhões em meio ano.
Bolsonaro nunca escondeu a preferência pessoal por outras emissoras, que são mais receptivas a ele, como SBT e Record, enquanto fazia críticas a Globo. No entanto, com a eleição em vista, a maior emissora do país já recebeu mais do que outras redes que são favoráveis a Bolsonaro.
Em 2022, somando os gastos com as cinco maiores emissoras de TV aberta do país, Globo, SBT, Rede TV, Record e Bandeirantes, o governo já gastou mais de R$ 33 milhões em publicidade. O valor é o maior desde 2019.
Se esta injeção de “ânimo”, se terá efeito eleitoral desejado, isso ainda é uma incógnita. Bozonazi enfrenta uma gigantesca rejeição por realizar um péssimo desgoverno, permitindo que a fome e o desemprego atinjam níveis numa dantes alcançados. Mas em termos editoriais, já se pode perceber uma mudança na abordagem das matérias, agora mais favoráveis ao genocida. E os fascistas têm pressa para tentar reverter o jogo, amplamente favorável a Lula.
A primeira providência foi o “anunciante” pedir a cabeça do comentarista esportivo e ex-jogador do Corinthians, do Flamengo e da seleção brasileira, Walter Casagrande Junior, que encabeçou a lista de dispensas. Casão foi demitido após 26 anos de Globo. Uma das lideranças da Democracia Corinthiana, sempre se posicionou como um cidadão de esquerda, simpatizante do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É uma voz que o bolsonarismo calou dentro das Globo.
Em outro veículo do grupo Globo, o recém-constituído blog Pulso, criado para analisar as eleições, a jornalista Vera Magalhães, que há tempo foi atacada por Bozonazi, também voltou a passar pano para o miliciano, possivelmente por orientação da empresa para qual está prestando serviços. No início deste ano, o ocupante da cadeira presidencial disse sobre ela: “Eu não sou da sua laia”, rosnou ele em uma de suas lives. Na transmissão, ele acusava a jornalista de propagar mentiras a seu respeito. “Mais um trabalho porco que toda a mídia reproduziu”, vociferou ele sobre uma informação que Vera havia divulgado em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, sobre ele estar convocando manifestações anti-democráticas.
Com o título, “Bolsonaro planta certo, mas a colheita depende do tempo, agora Vera usa o blog Pulso do O Globo para “elogiar” a estratégia do miliciano, após a divulgação da nova rodada da pesquisa Genial/Quaest (que aliás, não tem nenhuma mudança significativa após vários meses) . “A boa notícia para ele, melhor até que a do mais recente levantamento do Datafolha, é que, aqui, Bolsonaro não apenas estancou a deterioração de sua intenção de votos, mas apresenta recuperação em alguns dos segmentos mais críticos para ele — de novo, antes mesmo das medidas eleitoreiras. Eis um dado que deveria acender um enorme sinal amarelo na oposição que, de forma tão graciosa, vai entregando a Bolsonaro mais de R$ 40 bilhões livres de amarras legais para serem injetados na veia do eleitor no curto espaço de tempo que nos resta até outubro”.
E continua: “Sem reajustar o Auxílio Brasil para R$ 600 (50% a mais) e incluir mais 1,4 milhão de beneficiários, o presidente já deu um salto em relação a junho no Nordeste: de 15% para 22% das intenções de votos. Lula, ainda muito forte na região, despencou de 68% para 59% em um mês sem um fato que explique a curva. presidente experimenta uma recuperação numérica também no populoso Sudeste, passando de 30% para 33%”.
Ainda há muita água para passar debaixo da ponte e a entrada da Globo no apoio a Bolsonaro deve ser analisada com carinho pelos estrategistas de campanha de Lula.
Que o oportunismo da Globo seja derrotado juntamente com seu asqueroso candidato.