O documentário Querino 100 anos celebra a vida e obra de um dos maiores intelectuais negros do Brasil. O ano de 2023 marca o centenário de morte de Manuel Raimundo Querino e através de grandes pesquisadores e mestres contamos a história do baiano que nasceu livre em plena escravidão e deixou uma obra literária que defende a contribuição do povo negro para a formação da civilização brasileira.
O filme é uma produção independente e teve recursos captados através do site de financiamento coletivo Catarse. Agradecemos a todos que acreditaram nesse projeto e nos ajudaram a celebrar essa grande figura. Ao contar a história de Querino, defendemos a importância do acesso a educação de qualidade para todos, especialmente aqueles a quem a instrução foi negada por dezenas de anos no Brasil.
DEPOIMENTOS:
•Wlamyra Albuquerque: Professora de História do Brasil, UFBA •Flávio dos Santos Gomes, Professor de História, UFRJ •Jeferson Afonso Bacelar, Pesquisador do CEAO e Professor da Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA •Luiz Alberto Ribeiro Freire, Professor de História da Arte, EBA/UFBA •Sabrina Gledhill, Pesquisadora Independente, Autora de Travessias no Atlântico Negro •Renata da Silva Cardoso, Doutoranda em Antropologia, UFBA •Ynaê Lopes dos Santos, Professora de História da América, UFF •Tiago Rogero, Jornalista, Criador do Projeto Querino
Direção e Roteiro Isis Gledhill
Produção Executiva Angelina Faria Mauro Rossi
Captação de Imagem e Som Tarcisio Lima Vieira
Edição Aislan Delgado
Locução Wendel Damasceno
Pesquisa Sabrina Gledhill
Agradecimentos: Prior Adonai Passos Ribeiro Alessandra Mello Simões Paiva Aline Guedes Aristófanes Fernandes Valéria Gonzaga Barbosa Sociedade Beneficente Monte Pio dos Artistas Augusto Sérgio Albuquerque Soares Beatriz Mamigonian Bernard Attal Caroline Correia Fabrício Silva dos Santos Manu Moraes Mazé Zeferino Nelma Barbosa Roque Rafael Taciana Oliveira Torres Taylor Van Horne Xavier Vatin Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo- Irmandade dos homens pretos. Ivan Lima Sociedade Protetora dos Desvalidos Jamile Silva Fátima Umbelino Paulo Guinho Daniel Pett.